Carta a Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães favorece o diálogo sobre a enfermagem

O Coren-SP acredita no poder do diálogo na aproximação com a sociedade. Por isso, na última segunda-feira (16), a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, encaminhou uma carta aberta às atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães, a respeito de um vídeo em que ambas abordavam objetos sexuais fantasiadas de enfermeiras. Logo após a repercussão do texto nas redes sociais, as atrizes entraram em contato com o conselho para demonstrar seu posicionamento e pedidos de desculpas.

Na manhã desta quarta-feira (17), a atriz Giovanna Ewbank recepcionou Renata Pietro em seu apartamento em São Paulo para a realização de um vídeo explicativo, para conscientização de seu público quanto aos danos da sexualização da imagem das profissionais de enfermagem, bem como para fazer um panorama sobre o trabalho executado no cotidiano pela profissão.

A atriz Giovanna Ewbank convidou a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, para conversar sobre a carta recebida

“Eu recebi uma carta aberta da Renata Pietro, explicando várias questões importantíssimas sobre a erotização das profissionais de enfermagem e que me fez abrir a cabeça de uma maneira muito esclarecedora. A carta abriu o diálogo”, comenta Giovanna Ewbank em vídeo em suas redes sociais. A conversa entre a atriz e a presidente do Coren-SP deve ser divulgada nos canais de comunicação de Giovanna (os mesmos em que o vídeo que incentivou a escrita da carta foram veiculados) nos próximos dias.

A atriz Ingrid Guimarães também se posicionou em seus canais de comunicação, pedindo desculpas pelos equívocos causados quanto à imagem da enfermagem. “Eu queria deixar a minha solidariedade e o meu respeito. Eu, como comediante, quando a piada é boa, tem que ser boa para os dois. Se em algum momento a gente fez alguma coisa que desagradou, para mim já não vale”.

Ingrid Guimarães também se posicionou favorável ao combate à sexualização da força de trabalho feminina

“Para nós da enfermagem é muito gratificante perceber a conscientização de figuras públicas como a Giovanna Ewbank e a Ingrid Guimarães no combate a uma imagem tão inadequada da nossa profissão, bem como de toda força de trabalho feminina. Em nome da enfermagem, agradeço a iniciativa e a disponibilidade delas”, diz Renata Pietro.