Câmaras Técnicas emitem Parecer orientando coleta de amostras para diagnóstico da Monkeypox

As Câmaras Técnicas do Coren-SP emitiram um Parecer, homologado no dia 5/8, sobre a competência técnica e legal para coleta de amostras para diagnóstico da Monkeypox por profissionais de enfermagem.

O Parecer Coren-SP CAT nº 012/2022, responde a uma solicitação de informação sobre a técnica para coleta de amostras para diagnóstico de varíola causada pelo vírus Monkeypox. O questionamento recebido pelas Câmaras Técnicas do Coren-SP foi sobre quais profissionais de enfermagem podem realizar a coleta e se o enfermeiro possui respaldo legal para a realização desse procedimento.

Em sua conclusão, as Câmaras Técnicas argumentam que, a partir de análise da legislação vigente, recomendam que o profissional enfermeiro seja o responsável por coletar amostras para o diagnóstico da Monkeypox, respaldado por protocolo institucional e mediante capacitação.

O Coren-SP também explica que, caso haja aumento do número de casos da Monkeypox e impacto maior na rotina de trabalho da equipe de enfermagem, avaliar-se-á a ampliação da coleta para auxiliares e técnicos de enfermagem, igualmente mediante capacitação e estabelecimento de protocolo institucional.

Veja aqui a íntegra do Parecer Coren-SP CAT nº 012/2022