Câmaras Técnicas abordam dimensionamento e capacitação da equipe de enfermagem em segundo dia de evento

A programação das palestras realizadas pelas Câmaras Técnicas do Coren-SP continua com atividades focadas no impacto que a pandemia trouxe aos profissionais de enfermagem. Na manhã desta terça-feira (27/7), a transmissão no canal do Coren-SP no YouTube e no Facebook do conselho foi sobre o tema “Dimensionamento e Capacitação da Equipe de Enfermagem”, em uma mesa-redonda moderada por  Wilza Carla Spiri, enfermeira coordenadora geral das Câmaras Técnicas e conselheira do Coren-SP.

Integrantes da mesa-redonda “Dimensionamento e Capacitação da Equipe de Enfermagem” no segundo dia de evento

A primeira palestrante da mesa foi a conselheira Maria Madalena Januário Leite, Enfermeira Doutora em Educação e professora titular da Escola de Enfermagem da USP. Em sua apresentação, ela abordou o dimensionamento e alocação dos profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais, os critérios que auxiliam no dimensionamento da equipe, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e o Parecer Normativo nº 002/2020 do Conselho Federal de Enfermagem, que versa sobre os requisitos mínimos para assistência durante a pandemia.

A palestrante conselheira Maria Madalena Leite em sua apresentação

“São inúmeros desafios enfrentados pelas instituições de saúde frente à pandemia da Covid-19, como estabelecer um contingente de recursos humanos em quantidade suficiente e com competência técnica e ética para atender as necessidades da população, proporcionar segurança e o bem-estar dos seus trabalhadores, desenvolver estratégias na gestão de recursos humanos em enfermagem, entre elas, o dimensionamento e alocação desses profissionais de acordo com a formação e aptidões,” disse Madalena.

Em seguida, a Enfermeira Doutora em Enfermagem, Rika Miyahara Kobayashi, iniciou sua apresentação sobre os impactos na educação permanente e residência em enfermagem. Rika é membro da Câmara Técnica do Coren-SP e coordenadora da comissão de residência multiprofissional e do programa de residência em enfermagem cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese.

A palestrante Rika Kobayashi falou sobre os impactos na educação permanente e na residência em Enfermagem

A enfermeira explicou em quais âmbitos a educação foi prejudicada por conta da pandemia, incluindo abertura de hospitais, adaptação estrutural para atendimento às demandas, reestruturação do processo de trabalho gerencial-educativo-assistencial, restrição das visitas técnicas, estágios extracurriculares e capacitações profissionais, que são primordiais na formação dos futuros profissionais. Além disso, Rika abordou as mudanças que a gestão de pessoas precisou adotar, e quais estratégias foram utilizadas no recrutamento, seleção, admissão e integração dos candidatos.

“Trabalhamos muito a questão da estratégia e treinamentos com mobilização das equipes locais junto com as admissionais e de integração. Apesar da urgência e necessidade de treinamentos rápidos, algumas etapas não eram passíveis de serem puladas, porque a inclusão desse trabalho impactaria diretamente na segurança do paciente, nas relações institucionais e na saúde do trabalhador”, destacou.

Finalizando as palestra desta terça-feira, a Enfermeira e Mestre em Enfermagem, Débora Maria Alves Estrela, falou sobre os impactos da Covid-19 na educação profissional e graduação em Enfermagem. Débora é membro da Câmara Técnica do Coren-SP e diretora da Escola São Joaquim. Débora apresentou as formas usadas para desenvolver as habilidades dos alunos, conciliando o conteúdo teórico com as práticas laborais por meio da tecnologia e comunicação. Frisou, ainda, que durante esse período todas as orientações sobre a reorganização das atividades escolares e protocolos de cuidados sanitários nas dependências escolares seguiram as diretrizes estabelecidas pela equipe de saúde. “Para essa nova forma de ensino fizemos várias reuniões virtuais e trocas de experiência que foram disponibilizadas para os professores juntamente com cursos de capacitação para utilização dessas novas ferramentas de trabalho, entre outros métodos usados para manter os alunos participativos nas aulas”, conta.

Talk show no período da tarde

No período da tarde, com início às 17 horas, o evento prosseguiu com o talk show “Biossegurança no cuidado aos pacientes com Covid-19”, apresentado por Clariana Majado e Magda Dell’Acqua, membros das Câmaras Técnicas do Coren-SP.

Um dos temas centrais tratados na conversa foi o transporte de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19. “A questão do transporte desses pacientes requer muito planejamento e que se siga as recomendações de órgãos como a Anvisa e o Ministério da Saúde. A Lei Federal nº 13.979/2020 e a Portaria nº 188/2020 do Ministério da Saúde trazem as principais recomendações aos órgãos de saúde. Que consideremos as características do vírus sobre a alta transmissividade de humano para humano”, afirmou Magda.

Em seguida, Clariana perguntou à Magda quais seriam, na prática, as principais orientações para o transporte de pacientes durante a pandemia. Magda esclareceu esses pontos: “Deve-se evitar o transporte interinstitucional desses pacientes, a não ser quando isso seja estritamente necessário. O paciente deve utilizar máscara cirúrgica e a ventilação do veículo deve ser melhorada para aumentar a troca de ar durante o transporte, como por exemplo, com a utilização do ar-condicionado com a exaustão aumentada. Devem ser utilizados EPIs por toda a equipe envolvida no transporte. Após a ação, devem-se limpar e desinfectar os equipamentos e fazer a higiene das mãos. Como podemos ver, são medidas bastantes robustas”, explicou.

Além do transporte de pacientes, foram abordados também outros temas durante a atividade como o manejo de corpos e de roupas hospitalares.