Câmaras de Sorocaba, Cruzeiro, Piracaia e Martinópolis aprovam moções em favor do piso

Os vereadores dos municípios de Sorocaba, Cruzeiro (região do Vale do Paraíba), Piracaia (Região de Bragança Paulista) e Martinópolis (região de Presidente Prudente), aprovaram moções em apoio ao Projeto de Lei (PL) 2.564/2020, que fixa o piso salarial dos profissionais de enfermagem em todo Brasil.

Em Sorocaba, o texto foi assinado pelo vereador Prof. Salatiel (PDT), que destaca que o “reconhecimento da importância da enfermagem como peça fundamental e relevante no âmbito dos serviços de saúde não corresponde à remuneração digna dos profissionais de enfermagem, pois não há um piso salarial definido para a categoria”.

Já em Cruzeiro, os representantes do legislativo argumentaram que a classe “vem lutando incansavelmente por valorização e reconhecimento, principalmente durante a pandemia da Covid-19, onde muitos profissionais perderam suas vidas, além de centenas de milhares de outros que abdicaram de suas famílias para lutar na guerra contra o vírus”.

A Câmara Municipal de Piracaia apontou que “a pandemia da Covid-19 demonstrou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e de cada profissional da saúde. Por isso, este é um momento importante para se avançar na valorização desta categoria, que além desta pauta, também luta pela jornada de 30 horas semanais”.

Por fim, os vereadores de Martinópolis expressam que a pauta é de “suma importância para a valorização da classe, tanto nesse momento da pandemia, quanto em todos os outros programas de saúde, para continuarem atuando de forma eficiente e humanizada”.

Confira as moções de Sorocaba, Cruzeiro, Piracaia e Martinópolis na íntegra aqui.

Veja também: