Câmara de Birigui aprova 30 horas para técnicos e auxiliares de Enfermagem

Os parlamentares de Birigui aprovaram por unanimidade a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais para técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede municipal. A votação ocorreu na sessão ordinária de ontem ( 22) com presença do conselheiro do Coren-SP Luciano Rodrigues e de dezenas de profissionais da categoria. 


O conselheiro Luciano André Rodrigues com os técnicos de Enfermagem Roseli Agostinho Degrande e Gilson Luiz Bazzão

O Coren-SP vinha intermediando a questão junto à Prefeitura há meses, oferecendo apoio técnico para o estudo de viabilidade da mudança. Desde o início do ano, os auxiliares e técnicos já exerciam a nova jornada, em caráter experimental.

A aprovação foi comemorada pelo conselheiro, Luciano Rodrigues, que fez uso da tribuna livre. “Quero agradecer a cada vereador por tratar nossa causa como assunto de saúde pública”, agradeceu. “Hoje Birigui mostra que os profissionais de enfermagem sabem fazer política de saúde com responsabilidade, e está servindo de exemplo para todo o Brasil. Nossa jornada é especial porque nosso trabalho é especial, e o principal beneficiado é a população”, completou.

O Coren-SP vem percorrendo vários município do todo Estado, apoiando a regulamentação da jornada de trabalho de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem, que considera imprescindível para uma assistência segura e livre de riscos à população.

“Além das 30 horas, nosso trabalho em Birigui teve como fruto o adicional de 20% aos profissionais que trabalham 40 horas na Estratégia Saúde da Família”, completou Luciano. 

Os técnicos de Enfermagem Gilson Luiz Bazilio Bazzão e Roseli Agostinho de Souza Degrande tiveram participação fundamental na conquista dos profissionais de Birigui.