Atividade online do Coren-SP Educação fala sobre aleitamento materno em tempos de Covid-19

O Coren-SP Educação, unidade educativa do Coren-SP, promoveu uma palestra online sobre a importância do aleitamento materno. A atividade foi ministrada pela enfermeira Karla Oliveira Marcacine e teve como tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”, contemplando as principais atualizações sobre a prática do aleitamento materno em tempos de Covid-19.

Karla (à direita) utilizou os simuladores realísticos do Coren-SP Educação em suas explicações

Karla é docente do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher (DESM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e assessora assistencial do Centro Ana Abrão: assistência, ensino e pesquisa em aleitamento materno e banco de leite humano da Unifesp, e coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Unifesp. “No sábado, dia 01/08, teve início a Semana Mundial da Amamentação. Trata-se de um período especial, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do leite materno como o melhor alimento para a imunidade do bebê, atendendo às suas necessidades da maneira mais completa possível. Previne cáries, doenças respiratórias, diarreicas e a desidratação e ainda aumenta o nível de inteligência. A longo prazo, promove a saúde, por meio da redução dos índices de hipertensão, obesidade e diabetes. Além disso, o aleitamento materno traz benefícios para a mãe, como: a redução do risco de desenvolver hipertensão, câncer de mama e ovário e auxiliar no espaçamento das gestações, por meio da amenorreia lactacional”, disse a enfermeira em entrevista após a atividade. 
Em sua aula online, Karla fez uso dos simuladores realísticos do Coren-SP Educação para explicar aos profissionais de enfermagem detalhes relativos ao aleitamento materno durante a atual pandemia, destacando a importância do aleitamento para o desenvolvimento saudável dos bebês.

Todas as atividades promovidas pelo Coren-SP são gratuitas. Confira abaixo a agenda de agosto!

Ela também fez questão de destacar que a prática traz benefícios não só para os bebês e para as mães, como também para as famílias e para a sociedade como um todo: “Para a família, essa prática auxilia na redução nos afastamentos no trabalho, dos custos com internações, medicamentos, fórmulas infantis e mamadeiras. Já para a sociedade, colabora com a economia, por não onerar as famílias, gera menos lixo e desperdício, contribuindo com a redução da eliminação de gases tóxicos, do uso indiscriminado dos recursos hídricos e da degradação ambiental. Dessa forma, a amamentação é uma prática chave para o alcance de todos os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, finalizou a profissional.

Confira aqui a agenda atualizada do Coren-SP Educação, com as atividades online que serão realizadas em agosto. Todas as atividades da unidade educativa do Coren-SP são gratuitas.