As deliberações do novo encontro do Grupo de Trabalho de Urgência e Emergência do Coren-SP e CREMESP

Em 27 de setembro, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), o Grupo de Trabalho formado por representantes do Coren-SP e Cremesp, além de membros das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (GRAU) se reuniu para debater a criação do suporte intermediário de vida (SIV) nos serviços de urgência e emergência do SUS, e a consequente proposta para a readequação da Portaria MS nº 2048/2002 a fim de atender a realidade e às necessidades da população em relação ao serviço.

Discuti-se propostas de protocolos para o SIV. O próximo passo será levar a pauta para uma plenária no Cremesp e Coren-SP, para que as duas autarquias possam apreciar o tema.

Outro pauta importante da discussão, de acordo com o representante do Coren-SP, Vagner Urias, foi relativa à tripulação mínima. “A manutenção de apenas um profissional de enfermagem no atendimento de urgências e emergências não corresponde a realidade atual”. As propostas representam um avanço na assistência à população, uma vez que melhora sobremaneira a qualidade dos serviços prestada e essa é a finalidade”, conclui.