Aproximação com a enfermagem: Renata Pietro visita o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Luiz da Silveira, estão percorrendo as instituições de saúde do estado de São Paulo para aproximar o Conselho da categoria.  Nesta segunda-feira  (12/11), eles estiveram no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Eles foramrecebidos pela superintendente assistencial do HAOC e diretora geral da Faculdade de Enfermagem, Fátima Gerolin; e pela diretora acadêmica da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde e da Escola Técnica de Educação em Saúde, Letícia Faria Serpa.

“O objetivo da gestão 2018-2020 é tornar o Coren-SP cada vez mais presente no cotidiano da enfermagem, oferecendo o apoio dos conselheiros e da nossa equipe de fiscalização para uma assistência mais segura, tanto para os profissionais, quanto para a população. Além disso, queremos ouvir aqueles que estão na linha de frente da assistência”, afirma a presidente Renata Pietro. 

A superintendente Fátima explica que a aproximação do Coren-SP gera oportunidades mútuas  de contribuição, entre elas, o esclarecimento de dúvidas . “A iniciativa da visita feita pela presidente foi bastante proveitosa. Nós conseguimos de fato estreitar mais a relação, facilitando a possibilidade de resoluções de necessidades existentes de ambas às partes”, declara Gerolin.

As visitas da presidente às instituições, além de aproximar o Coren-SP da categoria, também estão permitindo o contato desta gestão com boas práticas desenvolvidas pela enfermagem. Na visita ao HAOC, Renata Pietro conheceu o Centro de Atenção à Saúde do Colaborador, que  oferece assistência e apoio à segunda vítima – profissionais de enfermagem que já sofreram algum tipo de violência ou abuso. A coordenadora e enfermeira do HAOC, Ellen Maria Hagopian, participa do grupo.  “Nós realizamos ações que promovem discussões de várias situações que ocorrem no âmbito de trabalho, como palestras sobre violência, discriminação e acolhimento, em prol da orientação do profissional”, diz.