Após exigência do Coren-SP, Santos retoma transporte público para atender enfermagem aos finais de semana

O posicionamento e mobilização do Coren-SP para que a prefeitura de Santos retomasse o transporte público nos finais de semana de lockdown, para atender a enfermagem, tiveram resultado imediato. A Prefeitura anunciou a retomada do serviço: 

“O transporte público municipal manterá circulação aos finais de semana e feriados para dar condições adequadas de deslocamento aos profissionais da área da saúde. O atendimento será exclusivamente aos trabalhadores de atividades essenciais que, neste momento de lockdown, permanecem prestando atendimento nos hospitais da região. Para embarcar, será obrigatório comprovar a atividade, com crachá ou outro documento.

A operação especial ocorrerá aos sábados, domingos e feriados, sempre das 5h às 8h30 e das 15h30 às 20h. Estarão em circulação, nesse período, 39 linhas do transporte coletivo municipal – aquelas que passam em frente ou próximas a estabelecimentos de saúde ou que fazem a integração no Terminal do Valongo. Os veículos estarão identificados com a mensagem “transporte exclusivo para trabalhadores da saúde”.

Foto: Isabela Carrari

Desde o último dia 23, a fim de reduzir a concentração de pessoas nas ruas, a operação do transporte estava funcionando de forma ainda mais restrita: somente em dias úteis, nos horários de pico da manhã e final de tarde, com permissão de embarques apenas a funcionários de atividades essenciais”, informou o comunicado. Confira na íntegra aqui. 

A mudança ocorreu após o presidente do Coren-SP, James Francisco dos Santos, enviar ofício exigindo a disponibilidade do transporte às equipes de saúde:  “É importante pontuar que os profissionais de enfermagem atuam em regime de plantões e dependem do transporte público em horários variados, todos os dias da semana, para comparecerem a seus locais de trabalho. Garantir as condições mínimas de deslocamento é fundamental para que a população se mantenha assistida e esses trabalhadores tenham seis direito assegurados”, afirmou James no documento. Confira: 

Lockdown: Presidente cobra disponibilidade de transporte público para enfermagem na Baixada Santista