Anotação de Enfermagem é tema de palestra em Santo André

O Coren-SP promoveu, na tarde de quarta-feira (11), no Hospital Santa Helena, em Santo André, a palestra “Anotações em Enfermagem”. Ministrada pelo conselheiro Alessandro Andrighetto, a atividade reuniu os auxiliares, técnicos e enfermeiros da instituição para debater a importância do prontuário do paciente.

O conselheiro Alessandro Andrighetto destacou a importância da anotação de Enfermagem

Durante o encontro, Andrighetto apresentou um panorama dos aspectos legais do Registro de Enfermagem e destacou a função do documento para a qualidade da assistência prestada e continuidade da ação terapêutica. “As anotações de Enfermagem devem ser vistas como um registro de informações, com o planejamento dos cuidados, avaliação dos resultados, ou seja uma fonte de segurança para os pacientes e profissionais”.  

A informação clara, objetiva e com letra legível foi ressaltada pelo conselheiro

O conselheiro destacou, ainda, que as informações devem ser registradas no prontuário do paciente de forma clara, objetiva e precisa, com letra legível e sem rasuras. “Quando o profissional registra os cuidados prestados, além de ter um instrumento de mapeamento e pesquisa do histórico do paciente, conta com um meio de rastreamento das ocorrências, bem como de legitimação da sua rotina na instituição”, concluiu.  

O conselheiro Alessandro Andrighetto com os profissionais do Hospital Santa Helena, em Santo André