“Anima São Paulo” encerra a Semana da Enfermagem com aula prática de RCP no Parque do Ibirapuera

O Coren-SP encerrou a Semana da Enfermagem com um grande evento, inédito na história da autarquia. O  “Anima São Paulo”, realizado no Parque do Ibirapuera, na capital, nesta quarta-feira (31), proporcionou um momento de grande interação entre a enfermagem e a sociedade, com aulas práticas sobre ressuscitação cardiopulmonar. A iniciativa é uma parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP) e contou com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.  


Participantes do “Anima São Paulo” durante um dos treinamentos

Além das aulas práticas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma ambulância do SAMU. A cada 15 minutos, profissionais de enfermagem que trabalham no serviço conduziam a população em um tour por dentro do equipamento, mostrando sua estrutura interna e aparelhos. O evento teve transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão durante o programa SPTV 1ª Edição. “Encerramos em grande estilo este mês de valorização e empoderamento do profissional de enfermagem, mas não podemos nos esquecer de que temos ainda grandes desafios para vencermos juntos, o que só será possível por meio da união da categoria”, disse a presidente do Coren-SP, Fabíola Campos.


O vice-presidente, Mauro Antônio Pires Dias da Silva; o primeiro-secretário Marcus Vinicius de Lima Oliveira e a presidente, Fabíola Campos, representaram  o Coren-SP no evento

O enfermeiro instrutor Leomar dos Santos, da Socesp, dividiu o público em turmas que receberam treinamento em RCP utilizando bonecos. “A cada minuto e meio, uma pessoa tem parada cardiorrespiratória no Brasil e nós não sabemos onde será. Por isso a necessidade de estarmos preparados para realizar este tipo de atendimento”, explicou Leomar.


As aulas de educação física ficaram por conta da educadora física Vivian Humanes Rubio, representante do CREF4/SP

As atividades físicas ficaram por conta da educadora física Vivian Humanes Rubio, representante do CREF4/SP. O “Anima São Paulo” contou ainda com a participação do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, do vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, do primeiro-secretário da autarquia, Marcus Vinicius de Lima Oliveira e dos conselheiros Renata Pietro e Cláudio Luiz da Silveira.


O público teve a oportunidade de conhecer o interior de uma ambulância do SAMU

Uma Semana da Enfermagem histórica

A Semana da Enfermagem 2017 do Coren-SP se destacou pela qualidade das atividades e participação da categoria. Especialistas das mais diversas áreas de atuação profissional, como Atendimento de Urgência e Emergência, Obstetrícia, Segurança do Paciente, entre outras, realizaram palestras de alto nível, levando conhecimento para todos os cantos do Estado, passando pelo litoral, Grande ABC, interior e capital. Também houve palestra com o filósofo e historiador Leandro Karnal, que incentivou em uma palestra motivacional o empoderamento da categoria, recebendo muitos elogios dos presentes.

Os eventos da Semana da Enfermagem deste ano, que seguiram o tema “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado”, também homenagearam profissionais que se destacaram no cuidado prestado à sociedade.  Eles foram organizados de forma bastante democrática, com a participação de profissionais, estudantes, instituições de ensino e de saúde de todas as regiões do Estado.