Alunos de enfermagem da USP visitam sede do Coren-SP

Cerca de 50 alunos do terceiro ano do curso da graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) visitaram a sede do Coren-SP, na capital, em 13/03. O grupo participou do Projeto Ingressa Coren-SP que tem o objetivo de aproximar os futuros profissionais dos assuntos relacionados à ética e legislação.

Os estudantes foram recebidos pela presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, e 1º secretário, Marcus Vinicius de Lima Oliveira. Eles apresentaram o sistema Cofen/Coren e destacaram a importância do Código de Ética Profissional. Também falaram sobre os principais pontos da Lei nº 7.498, que rege a profissão.

Durante a palestra, a presidente Fabíola apresentou aos estudantes a forma como são conduzidos os processos éticos e a composição do Plenário do Conselho, além de falar sobre a história da profissão, autarquia e também sobre as atrições do Conselho de Enfermagem de São Paulo. “Temos que entender a nossa história, entender a profissão que escolhemos seguir e projetarmos um futuro promissor”, disse. Ela também incentivou o engajamento político dos alunos nas demandas da enfermagem.

As atribuições da categoria também foram abordadas. “É muito importante e nos precisamos  saber o que podemos ou não fazer, se devemos ou não realizar determinada função. Temos que fazer aquilo que nos compete, mas precisamos saber as nossas competência,” destacou Fabíola.

Após a palestra, a turma de alunos foi dividida em dois grupos. O vice-presidente Mauro Antônio Pires Dias da Silva e o 1º secretário Marcus Vinicius de Lima Oliveira acompanharam os grupos e realizaram uma visita monitorada ao prédio, para que os estudantes conhecessem toda a estrutura e o funcionamento operacional do Conselho.