Abertura do 6º Congresso Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem tem palestra sobre identidade profissional

A abertura oficial do 6º Conaten – Congresso Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem foi realizada na manhã desta terça-feira (23/7) no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista.

Organizado pela Associação Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (ANATEN), o Congresso é um espaço de discussões e aprendizado das questões de interesse dos profissionais de nível médio e teve mesa de abertura composta pelas seguintes autoridades: a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, o presidente da ANATEN, Tonny Costa, o coordenador-geral do evento, Jefferson Caproni, a representante do Cofen, Rita Chamma, o representante da Comissão Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Cofen, Paulo Murilo de Paiva, e o presidente da Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas de São Paulo, Osnir Pereira.

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, valorizou a participação dos profissionais de nível médio na assistência. “Trabalho em UTI e sei que ninguém faz enfermagem sozinho. A equipe de enfermagem é composta também pelo técnico e pelo auxiliar, pois sozinho o enfermeiro não consegue desenvolver seu trabalho”, disse.

Um dos temas tratados na mesa foi o atual índice de desemprego dos profissionais de nível médio. “Temos 8% de profissionais desempregados e precisamos ver como fazer para inserir esses profissionais no mercado de trabalho”, disse Jefferson Caproni.

O presidente da ANATEN, Tonny Costa, se mostrou satisfeito com a grande presença de profissionais de enfermagem de todo o Brasil na plateia. “Ver esse plenário lotado mostra o tanto que os profissionais estão com o desejo de ver a enfermagem transformada”, disse.

Além da abertura oficial, a parte da manhã teve duas palestras. A enfermeira Cleide Mazuela Canavezi, membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, falou sobre o tema “Especialização: ferramenta para o desenvolvimento técnico e científico – a Resolução Cofen nº 418/2011”.

Cleide detalhou aspectos da Resolução nº 418/2011, que regulamenta a especialização dos profissionais de nível médio, algo que empodera os técnicos de enfermagem e que nem todos conhecem. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a especialização é a ferramenta ideal para que os técnicos se destaquem nesse mercado”, enfatizou.

A segunda palestra do 6º CONATEN foi “Um novo rumo para a identidade profissional dos profissionais de enfermagem”, ministrada pela presidente do Coren-SP, Renata Pietro.

No início da palestra, Renata traçou um panorama da identidade profissional dos trabalhadores de enfermagem e como a imagem desses trabalhadores perante a sociedade foi construída historicamente.

Em seguida, ela detalhou as características e competências que se espera do profissional de enfermagem atualmente. “Atualmente temos que trabalhar pelo menos cinco grandes competências: cuidado centrado no paciente; interdisciplinaridade; prática baseada em evidências; melhoria da qualidade do atendimento e tecnologia da informação”, disse.

Renata também falou sobre o que o profissional deve fazer para evoluir. “A adoção de soluções efetivas deve-se enquadrar sempre na organização local, incluindo a cultura e os recursos do momento. Além disso, é preciso que sempre observemos os ‘quatro Es’: envolver, educar, executar e estimar (avaliar)”.

A programação do 6º CONATEN continua até quinta-feira (26/7), com palestras, mesas de debates e oficinas sobre temas como imunização, lesões por pressão, atuação da enfermagem nas políticas de saúde, entre outros.