Abertas as inscrições para o XIV Fórum Internacional de Sepse

O ILAS (Instituto Latino-americano de Sepse) promove o XIV Fórum Internacional de Sepse nos dias 4 e 5 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital.

O evento trará  os principais pesquisadores do tema no Brasil e contará também com seis participações internacionais.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do fórum, onde também podem ser encontradas mais informações.

Sepse

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Conhecida como infecção generalizada, na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente e levá-lo a óbito.

Em setembro de 2016, O Instituto Latino Americano de Sepse, ILAS, avaliou em sua base de dados a mortalidade por sepse de pacientes provenientes do prontos-socorros. Os dados revelaram que 53,17% de pacientes com sepse, atendidos inicialmente em prontos-socorros (PS) de hospitais públicos, vão a óbito, enquanto em hospitais particulares esse número é de 25,8%. Possíveis explicações para essa diferença importante incluem dificuldade no reconhecimento precoce e um número inadequado de profissionais nos PS de hospitais públicos.