“A fiscalização nos norteou”, diz enfermeira da cidade de Iepê, sobre a inspeção do Coren-SP

Na última quarta-feira, dia 8/7,  a fiscal Regina Rabelo, da subseção de Presidente Prudente, fiscalizou a Estratégia Saúde da Família (ESF) I Pedro Alves de Lima, no município de Iepê. A enfermeira RT da unidade, Marta Patrícia Stonis da Costa, viu a ação do Coren-SP como um estímulo ao aprimoramento dos processos assistenciais da unidade: “A parte da documentação do dimensionamento, no nosso caso, estava vencida, então recebi orientações sobre a confecção de um novo cálculo. Aproveitamos a oportunidade da fiscalização para colocar a casa em dia”, contou a RT.

ESF I Pedro Alves de Lima, Iepê

Marta falou um pouco mais sobre os novos desafios assistenciais trazidos pela Covid-19, que têm sido vencidos pelas instituições de saúde com o apoio da fiscalização do Coren-SP, que também cumpre um papel consultivo e orientativo: “Realmente, nesse esse novo cenário, muitas vezes não sabemos se o que estamos realizando está certo ou errado, devido ao grande número de portarias e protocolos que mudam em questão de dias por conta da dinâmica da doença. Acabam surgindo dúvidas em relação aos procedimentos e condutas a serem adotadas. A fiscalização nos norteou. Fiquei feliz em saber que estamos agindo corretamente em relação a EPIs e condutas, o que nos traz um alívio por estarmos no caminho certo”, contou a enfermeira.

Durante a atual pandemia, o Coren-SP tem focado suas fiscalizações especificamente na assistência à Covid-19, verificando sempre os planos de contingência  adotados pelas unidades de saúde, assim como a presença e a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelas equipes de enfermagem.

A atuação da fiscalização é sempre orientativa, buscando agir em parceria com as equipes de enfermagem na busca por soluções e aprimoramento dos processos de trabalho, mas caso sejam constatadas irregularidades e condições que coloquem em risco a segurança da assistência e também dos trabalhadores, o Coren-SP procede com a notificação e, quando necessário, formaliza denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Também na quarta-feira, dia 8/7, a fiscal Ana Cristina Andrade vistoriou o Hospital Municipal de Iepê.

Hospital Municipal de Iepê

Ainda no interior do estado, no dia 30/6, quarta-feira, a fiscal Priscila Segatto, da subseção de Itapetininga, inspecionou a Unidade Sentinela Covid-19 na cidade de Pilar do Sul.

Unidade Sentinela Covid-19, Pilar do Sul

os dias 7/7 e 6/7 (segunda e terça-feira) também foram fiscalizadas as seguintes unidades:

  • Paranapanema: UBS Onofre Leme de Almeida e o Hospital Municipal de Paranapanema.
  • Lençóis Paulista: foram fiscalizados o PAC-19, a UPA Tonico Lorenzetti Filho, a Associação Beneficente Hospital Nossa Senhora da Piedade. 
  • Botucatu: Hospital Unimed Botucatu, CAIS Professor Candido de Moura Campos, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Sarad, Hospital Unimed Botucatu – Unidade I. 
  • Dois Córregos: Santa Casa de Misericórdia de Dois Córregos. 
  • Jahu: Santa Casa de Jahu, Hospital Amaral Carvalho de Jahu, Hospital Thereza Perlatti.
  • Conchas: Hospital Municipal de Conchas. 
  • Barra Bonita: Associação Hospital e Maternidade São José de Barra Bonita.
  • Itatinga: Hospital Santa Terezinha.
  • Gastão Vidigal: UBS de Gastão Vidigal.
  • Estrela D’Oeste: Hospital Doutor Onofre Silva Rosateli.
  • Penápolis: Hospital de Campanha Covid-19.
  • Arandu: Hospital Municipal São Vicente de Paula.


Atendimento aos profissionais de enfermagem

Os fiscais do Coren-SP estão realizando as inspeções nas instituições de saúde, com o foco voltado para a disponibilidade de EPIs. Também há fiscais atendendo as dúvidas dos profissionais via chat. Entre os dias 24/3 e 29/6, foram realizados mais de 20 mil atendimentos.

Além do chat, que é uma ferramenta complementar às ações presenciais, a fiscalização do Coren-SP tem atuado em outras frentes por meio das ferramentas digitais. Todos os serviços são conduzidos por fiscais prontos a responder questionamentos sobre questões técnicas.

Confira as ações em números: 

20.114 atendimentos pelo chat sobre o Novo Coronavírus.

3.991 inspeções.

1.996 atendimentos da Ouvidoria.

2.206 atendimentos do Fale Conosco.