8 informações que você precisa saber sobre a jornada de 30h para a enfermagem

O Coren-SP está na luta pela jornada de trabalho de 30 horas no Estado de São Paulo. Em maio, a presidente Renata Pietro, em um ato inédito,  indicou para a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo essa demanda da categoria, resultando na elaboração do PL 347/2018, de autoria da deputada Analice Fernandes, que prevê a redução da carga horária semanal em instituições privadas, públicas e filantrópicas. O projeto tramita em regime de urgência (leia mais aqui) e, para que seja aprovado, precisa do apoio da sociedade e dos deputados.

Confira 8 informações importantes sobre a jornada de 30 horas para a enfermagem e compartilhe!

É recomendada pela OMS

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a jornada de 30 horas semanaispara a enfermagem desde os anos 2000, como uma forma de evitar o adoecimento dos profissionais.  

 

Apoio da sociedade 

 

A redução da jornada de trabalho para a enfermagem foi aprovada em três Conferências Nacionais de Saúde,mostrando o apoio da sociedade à medida. 

 

Assistência mais segura

A falta de regulamentação de uma jornada de trabalho faz com que os profissionais de enfermagem enfrentem turnos exaustivos, podendo aumentar as chances de erro. Portanto, a redução da jornada é um importante passo para uma assistência mais segura. 

 

Vida digna 

 

Muitos profissionais de enfermagem mantém vários vínculos de trabalho e isso faz com que não tenham tempo para a vida social e familiar, lazer e estudos.  Com a redução da jornada, haverá mais tempo livre e uma vida mais digna.

 

Realidade em vários estados 

 

A jornada de trabalho de 30 horas semanais para a enfermagem já é uma realidade em mais 100 municípios e 10 estados do Brasil. 

 

Impacto financeiro baixo 

Ao contrário das informações divulgadas pelo Sindicato dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas (SINHOSFIL), o impacto financeiro da implantação das 30 horas semanais é baixo. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), mostram que a redução da jornada implicaria em menos de 2% de incremento no custo atual do salário e encargos atrelados, demonstrando a viabilidade da proposta. 

 

Diminuição de afastamentos 

 

A enfermagem está sujeita a riscos físicos, químicos e biológicos inerentes ao exercício profissional e a alta carga de trabalho provoca doenças muscoesqueléticas,psíquicos, respiratórios, entre outros. Portanto, as 30 horas semanais tendem a reduzir  as taxas de absenteísmo, presenteísmo e afastamentos pelo INSS, otimizando os recursos humanos e financeiros das instituições e preservando a saúde da categoria. 

 

Justiça social 

Regulamentar a jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais é uma questão de justiça social, tendo em vista que a categoria sequer tem um piso salarial fixado. Portanto essa é uma questão de justiça social e é inadmissível que as instituições  coloquem o lucro acima da valorização e dignidade do trabalhador.