5 verdades sobre a atuação da enfermagem na vacinação

Nos últimos dias, circularam vídeos nas mídias sociais de supostas condutas inadequadas de profissionais na aplicação da vacina. Obviamente, qualquer atuação que seja divergente das normas preconizadas pelos órgãos oficiais para a imunização da população ou, então, que sejam contrárias aos preceitos éticos e leis que regem o exercício profissional, devem ser investigadas. Porém, não é correto acusar de forma generalizada uma categoria cujos profissionais arriscam diariamente suas vidas na linha de frente do combate à pandemia. É preciso encarar os fatos com lucidez e imparcialidade, ter cautela em relação às fake news e a movimentos que buscam comprometer a credibilidade dos planos de imunização e, acima de tudo, valorizar o papel da enfermagem na luta contra a Covid-19. Para elucidar essa questão, o Coren-SP listou 5 verdades sobre a atuação da enfermagem na vacinação: 

A enfermagem é fundamental para a imunização em massa 

A enfermagem é historicamente a responsável por conduzir os planos de imunização no SUS e assim o tem realizado neste momento de pandemia – durante o qual, inclusive, a profissão sempre foi a linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. Além disso, é a maior categoria de profissionais na área da saúde e, dessa forma, fundamental para promover um plano de imunização em larga escala. 

 

A enfermagem atua com ética e seriedade 

É essencial destacar que os profissionais de enfermagem são dotados de conhecimento técnico e científico para o exercício de suas funções, livre de imperícia, imprudência e negligência, além de sabedores de seus direitos e deveres, presentes no Código de Ética da categoria. 

 

Não é correto generalizar supostas acusações contra a classe 

É injusto e agressivo que a enfermagem seja vítima de imagens que viralizaram nas redes sociais de forma descontextualizada, ameaças e agressões em razão de procedimentos que à primeira vista possam parecer incorretos. Em tempos de fake news, é preciso checar informações, antes de acusar profissionais que tanto se empenham para combater a pandemia, desde a atuação na linha de frente da assistência, até a imunização. Em caso de infrações éticas, elas são apuradas e julgadas pelo Coren-SP, que adota as devidas providências.

 

A atuação da categoria vai muito além do momento da aplicação da vacina

Os profissionais  de enfermagem  realizam os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação. Portanto, a categoria desempenha uma atividade extremamente complexa, que vai além do momento da aplicação da vacina. 

 

Profissionais de enfermagem contribuíram com os testes da vacina

Se hoje as vacinas estão sendo aplicadas nos brasileiros, é porque muitos profissionais de enfermagem se voluntariaram para as fases de testes, para contribuir com a ciência e o bem comum. Isso contribuiu com o processo de aprovação na Anvisa e, consequentemente, para salvar a vida de milhões de brasileiros.