2º Encontro de Atualização em Segurança do Paciente aborda olhares diversos sobre o tema

O Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, sediou a segunda edição do Encontro de Atualização em Segurança do Paciente, promovido pelo Grupo de Trabalho de Segurança do Paciente do Coren-SP, em conjunto com a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebranesp) e pela ABEn-SP. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27) e contou com a participação de centenas de profissionais de enfermagem.

Auditório da universidade recebeu centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e também estudantes

Durante a mesa de abertura, o primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinícius de Lima Oliveira, propôs uma reflexão aos presentes, enquanto realizam a assistência: “Enquanto profissionais, estamos tranquilos de que todos os atos praticados pela segurança do paciente estão sendo realizados da melhor maneira possível?”. Liliane Bauer Feldman, representante do grupo de trabalho e da Rebraensp, reforçou que a segurança depende da participação de todos os envolvidos na assistência.

O evento foi dividido em mesas redondas multiprofissionais, que contaram com a discussão de trabalhos acadêmicos, apresentação de experiências compartilhadas pelos palestrantes e discussão de possíveis caminhos e alternativas para problemas comuns.

Integrantes do grupo de trabalho de Segurança do Paciente e palestrantes do evento

Dentre as ações abordadas, é notável que a execução de um trabalho sem situações de violência e com a adoção de protocolos de trabalho favorece a segurança do paciente.

Durante o evento, foram apresentados também cartaz e uma versão de bolso do manual Uso Seguro de Medicamentos, elaborados pelos integrantes do grupo de trabalho de segurança do paciente. Ambos materiais estão sendo distribuídos para as instituições de saúde do estado, para que sejam instrumentos facilitadores na assistência.