Conselheiros abordam protocolos de enfermagem na APS em reunião na Secretaria de Saúde

Os conselheiros Paulo Cobellis (segundo-secretário) e Rosana Garcia participaram de uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo nesta quarta-feira (17/7), para discutir o Projeto de Elaboração de Protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). Eles foram recebidos pelo Coordenador das Regiões de Saúde (CRS), Dr. Osmar Mikio Moriwaki, e pelas articuladoras das áreas técnicas da Atenção Básica, Mulher e Criança e Adolescente, enfermeiras Marisa Ferreira da Silva Lima, Adriana Dias e Maria Elizabeth Mantuani de Figueiredo Sardinha.

A Conselheira Rosana Garcia apresentou o projeto, que vem sendo desenvolvido nos cinco Grupos de Elaboração de Protocolos de Enfermagem na APS do estado, contando com a participação de 19 municípios. O objetivo é a elaboração coletiva do Protocolo de Enfermagem na Área Técnica da Mulher na APS, com o apoio das Universidades e Faculdades.

Na reunião, foram discutidos vários desafios a serem enfrentados pela enfermagem e a necessidade emergente do empoderamento da categoria para o fortalecimento do SUS e da APS, dentre outros.

O segundo-secretário do Coren-SP, Paulo Cobellis, e a conselheira Rosana Garcia

Dr. Osmar Mikio apresentou os exemplares revisados dos Protocolos da Linha de Cuidado (versão 2019), para contribuir nos debates que estão sendo feitos pelo Coren-SP nos municípios, e colocou a coordenadoria das regiões de saúde e os articuladores das áreas técnicas à disposição para apoiar o projeto.

O conselheiro Paulo Cobellis avaliou a reunião como um momento singular de construção de parcerias.