Profissional é absolvida em julgamento ético e conhece prédio da sede do Coren-SP

Renata dos Reis e a advogada Elaine Colicigno

A plenária do Coren-SP testemunhou uma história de coragem e com um final feliz na manhã desta quinta-feira 21/3, protagonizada pela enfermeira Renata dos Reis, que atua no Hospital Centro do Coração, em Campinas.
 
Renata foi falsamente acusada de infração ética por uma colega de trabalho, o que acabou gerando um processo ético no Coren-SP para averiguação das acusações e posterior julgamento da situação.

Após rigorosa sindicância por parte dos conselheiros para a apuração dos fatos, o julgamento de Renata foi realizado nesta quinta-feira (21/3), resultando em absolvição da profissional, pois o plenário reconheceu a injustiça da acusação contra a enfermeira.
“O que fica é a aprendizagem, tanto pessoal quanto profissional e é isso que levo para a minha vida nesse momento”, comemorou Renata, que estava acompanhada de sua advogada, Elaine Colicigno.

A enfermeira agradeceu ao plenário e aos funcionários do Coren-SP pela acolhida que teve

A enfermeira Renata aproveitou a oportunidade para fazer uma reflexão sobre o papel do profissional de enfermagem e a postura ética que deve ser adotada no desempenho da profissão: “fiz enfermagem por opção, escolhi o curso, prezo pelo meu registro no Coren-SP. Quando nos formamos fazemos um juramento. Estou há aproximadamente 12 anos na profissão, levanto todos os dias às 5h30 da manhã e luto por esse juramento todos os dias. Como profissionais de enfermagem o que fazemos é preservar a dignidade do ser humano, defendê-lo, cuidar dele. Não saio da minha casa com a intenção de prejudicar ninguém, então é isso que faço valer”, disse.

Após o julgamento, Renata foi presenteada por um tour pela sede da autarquia. “Hoje tenho sinceros agradecimentos. Sempre prezei e confiava muito no Conselho e hoje fui atendida, gostei bastante da estrutura, dos processos, do fluxo como as coisas são conduzidas e fui bem recebida tanto pela presidente quanto pelos funcionários”, disse.

A advogada Elaine Colicigno também elogiou a forma como o processo foi conduzido e deixou uma dica para outros profissionais que passam por processos éticos: “verifiquei no decorrer do processo que o Coren-SP conduz de maneira muito séria, com a comissão processante investigando, buscando, ouvindo as testemunhas, para poder fazer justiça, o que é muito importante para o profissional de saúde. É muito importante que o profissional compareça à sua própria sessão de julgamento e mesmo se não puder contratar um advogado, faça sua própria defesa, pois isso traz também para quem está julgando a certeza de estar fazendo a coisa certa”, contou.