Dez novas Comissões de Ética de Enfermagem tomam posse em cerimônia na sede do Coren-SP

Em continuidade à política de ampliação e fortalecimento da atuação das Comissões de Ética de Enfermagem (CEE), o Coren-SP empossou 10 novas Comissões na manhã desta sexta-feira, em cerimônia realizada na sede da autarquia.

A conselheira Josileide Bezerra deu as boas vindas aos novos membros de Comissões de Ética

O evento foi conduzido pelos conselheiros Demerson Bussoni, que coordena as Comissões de Ética de Enfermagem no Coren-SP e Josileide Bezerra.

Demerson Bussoni fez uma palestra sobre as funções e atribuições das CEE

Na fala de abertura do evento, a conselheira Josileide deu as boas vindas aos novos membros de CEE: “sabemos o quanto é importante ter uma Comissão de Ética em uma instituição de saúde, por isso, parabenizamos todos vocês”.

A gerente de fiscalização do Coren-SP, Lanny Hino, falou aos presentes e, ao lado de fiscais do Conselho, acompanhou a cerimônia de posse

Antes da cerimônia de posse, o conselheiro Demerson fez uma breve palestra explicando os fundamentos do trabalho de uma Comissão. “148 pessoas morrem diariamente no Brasil por erros evitáveis na assistência à saúde. Precisamos reverter esse quadro”, disse o conselheiro.

Além de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o evento contou com alguns convidados dos profissionais

Tomaram posse as CEE das seguintes instituições: Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência; Hospital Lefort AS; Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP (IPq); Notre Dame Intermédica Saúde AS; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim Cerejeiras; Instituto Brasileiro de Controle do Câncer; Hospital Estadual de Sapopemba; Centro Especializado em Reabilitação Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti; Heva Hospital Estadual Vila Alpina – Henrique Altimeyer; Rede Moriah Saúde Ltda.

O primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Jefferson Caproni, parabenizou os membros do IPq pelo Selo de Qualidade do Cofen

Após a posse, o primeiro-tesoureiro do Coren-SP, Jefferson Caproni, fez uma menção especial à equipe do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, parabenizando-a por ser a primeira equipe de enfermagem no estado de São Paulo a ganhar o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

Delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições, as CEEs exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da enfermagem. Mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE podem ser acessadas no manual do Conselho, clicando aqui.