Nota de Falecimento – Rachel Monteiro dos Santos

O Coren-SP comunica, com pesar, o falecimento da enfermeira Rachel Monteiro dos Santos, ex-coordenadora e ex-professora do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá. A profissional deixa legado de excelência profissional entre seus familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho.

A profissional ararense, nascida em 28 de setembro de 1954, possui extensa trajetória na enfermagem. Sua história na assistência se inicia em 1979, após sua graduação em Enfermagem pela Escola de Farmácia, Odontologia e Enfermagem.

Formada, a primeira experiência profissional de Rachel aconteceria em um hospital da baixada santista, local onde voltaria a atuar posteriormente. Após sua passagem em Santos, a enfermeira volta à sua cidade natal para dar continuidade a sua atuação na área.

Sob sua missão de educar e contribuir para a formação dos profissionais destinados ao cuidar, o destino traria Rachel de volta a Santos, onde, dessa vez, atuaria como docente na Unaerp – Campus Guarujá. Sua passagem como professora durou entre 2001 e 2020, no qual, entre os anos de 2007 a 2017, esteve à frente da coordenação do curso de Enfermagem da instituição.

A passagem de Rachel na Unaerp colaborou para a formação de inúmeros enfermeiros, sempre com o foco no cuidar e no acolhimento integral dos indivíduos e familiares. A enfermeira também participou do desenvolvimento de diversas ações direcionadas à comunidade, como seu trabalho na Clínica-Escola de Enfermagem nos campos de estágios e nas ações voluntárias do Núcleo de Projetos Sociais.

Rachel era mestre em Educação, especialista em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Administração dos Serviços de Saúde Pública e Hospitalar e em Enfermagem do Trabalho. Em 2018, recebeu a Medalha do Mérito Educacional “Educador Nota 10”, em homenagem ao Dia do Professor.

O velório será realizado nesta quarta-feira (08/11), das 10h às 16, no salão 3 do Memorial Necrópole Ecumênica (Av. Dr. Nilo Peçanha, 50, Marapé – Santos).

O Coren-SP lamenta o falecimento e transmite as condolências à família, amigos e colegas de trabalho de Rachel.

Como posso ajudar?