Nova edição do Programa Primeiro Emprego com 900 participantes é a maior já realizada

Mais uma edição do Programa Primeiro Emprego, do Coren-SP, teve início no dia 9 de setembro, segunda-feira. Esta, que é a sétima edição do programa, traz novidades e conta com mais de 900 participantes, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

“Trata-se de um marco significativo para nós. Com esse projeto, o Coren-SP reafirma seu compromisso ético, político e social com a categoria da enfermagem e com a segurança do paciente. Nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer a integralidade do cuidado, alinhados às diretrizes e princípios do SUS”, afirmou a conselheira Heloisa Ciqueto Peres, umaqs das coordenadoras do programa ao lado da também conselheira Sonia Gonçalves.

O Programa Primeiro Emprego (PPEM) foi idealizado para apoiar a inserção dos profissionais de enfermagem no mercado de trabalho por meio de um modelo de emprego apoiado.

A conselheira Heloisa Ciqueto Peres, uma das coordenadoras do programa

Esta sétima edição traz uma programação aprimorada, baseada no feeback e nas percepções dos coordenadores em relação às edições anteriores.

Os principais objetivos do programa são qualificação e valorização: Proporcionar um desenvolvimento mentorado, com uma inserção precoce e eficaz no mundo do trabalho e fomento de autonomia e competências: fomentar o desenvolvimento de habilidades ético-políticas e técnico-científicas, essenciais para o exercício da prática profissional.

“O Coren-SP está comprometido em oferecer uma formação de alta qualidade que valorize a trajetória profissional dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e contribua para a melhoria da saúde e segurança do paciente”, coloca a conselheira Heloisa Ciqueto Peres.

A conselheira Sonia Gonçalves também coordena o programa

Os participantes do Programa Primeiro Emprego são profissionais com pouco tempo de formação e que necessitam se inserir profissionalmente. Eles terão curso on-line com 200 horas, mais 20 horas de mentoria com orientação especializada e atividades optativas complementares.

Na atividade inaugural desta sétima edição do programa, estiveram presentes o presidente a vice-presidente do Coren-SP, Sergio Cleto e Ana Paula Guarnieri, além do primeiro-tesoureiro Luciano Santos, das conselheiras coordenadoras Heloisa Ciqueto Peres e Sonia Gonçalves e todos os tutores.

A profissional Louise Leonor Buche, egressa da VI edição, atualmente funcionária da UBS Moysés Fucs, também participou do lançamento deste VII edição, trazendo sua experiência e agradecimentos sobre como o Programa Primeiro Emprego enriqueceu sua vida profissional”, colocou a conselheira Heloisa Ciqueto Peres.

Aula de encerramento da VI edição do Programa Primeiro Emprego, com a participação do presidente do Coren-SP, Sergio Cleto; da vice-presidente, Ana Paula Guarnieri e das conselheiras Heloisa Ciqueto Peres e Sonia Gonçalves

Confira os destaques e novidades desta edição

Curso On-line Personalizado: Com duração de 3 meses, o curso é dividido em duas etapas para os técnicos e auxiliares de enfermagem e 3 etapas para os enfermeiros e inclui aulas bônus e cursos complementares. A aprendizagem é personalizada, permitindo o profissional escolher o caminho e os materiais que melhor atendem às suas necessidades. O profissional de enfermagem pode optar por realizar o curso completo ou focar apenas nas etapas de seu interesse.

Atividades Acadêmicas Complementares: Envolvem a participação em palestras, aulas, treinamentos e eventos científicos e culturais, tanto presenciais quanto remotos. Além disso, o programa oferece oportunidades em cursos de capacitação, atualização e extensão, através de instituições parceiras e projetos do Coren-SP, como o Coren-SP Sem Fronteiras e o Programa Cuidando de quem Cuida.

Encontros Síncronos: Contamos com encontros presenciais na sede do Coren-SP e híbridos via Microsoft Teams®. Esses encontros são uma excelente oportunidade para interagir com mentores e colegas, além de receber consultorias especializadas.

Ciclos de Prática Presenciais: A Etapa 2 do programa incluirá exercícios práticos em áreas essenciais, como atividades de exercícios práticos sobre:
• Procedimentos de Enfermagem
• Anotação de Enfermagem
• Matemática Básica
• Cálculo de Dosagem de Medicamentos
• Consultoria com tutores sobre anotação de enfermagem e cálculos
Oficinas de prática serão realizadas no Coren-SP Educação para garantir uma formação sólida e aplicada.

As atividades complementares sobre:
• aula “Segurança e Qualidade no Manuseio de Acessos Vasculares”;
• Curso sobre Ética e Legislação;
• Curso Relacionamento Interpessoal;
A Etapa 3 – específica para enfermeiros Verticalizará o conhecimento sobre Processo de enfermagem e temas sobre Liderança, Planejamento e Prática baseada em evidências.

Atividades Previstas

Consultoria com Tutores: Orientações especializadas sobre as etapas do Processo de enfermagem e a nova Resolução COFEN 736/2024 que dispõe sobre Processo de Enfermagem.
Live com Palestrante: sobre o Processo de Enfermagem na Prática de Enfermagem e os Avanços tecnológicos com Prontuário eletrônico do Paciente e os Sistemas de Informação em Saúde e a Prática Baseada em evidências e a enfermagem preditiva .
Prática Simulada: Envolverá simulações práticas no Coren Educação para aprimorar suas habilidades de raciocínio clínico e avaliação do paciente.
Bônus Exclusivos:
• Resolução de Estudo de Caso: Acesso à aula sobre Liderança em Enfermagem, essencial para o desenvolvimento de competências de gestão e liderança.
• Consultoria Adicional: aula sobre Enfermagem Baseada em Evidências e suporte adicional para aplicar esse conhecimento na prática.
• Palestra Especial: palestra sobre Planejamento e Programação de Enfermagem, visando a melhor gestão e organização do cuidado.

Banco de Talentos: Acesso ao Banco de Talentos será concedido somente aos alunos/profissionais que completarem todas as etapas do curso, proporcionando uma excelente oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Saiba mais

Como posso ajudar?