Sorocaba, Presidente Prudente e Botucatu recepcionam os primeiros eventos da Semana da Enfermagem

Os primeiros eventos da Semana da Enfermagem de 2018 foram realizados no interior do estado, nos últimos dias. Sorocaba recebeu na última quinta-feira, 10/5, organizado pela Subseção de Itapetininga e realizado na PUC de Sorocaba.

A mesa de abertura contou com a presença dos conselheiros Paulina Kurcgant, Alessandro Rocha e Rebeca Canavezzi, além do Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da PUC, Luiz Ferraz de Sampaio Neto, da representante da Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba, enfermeira Diessika Silveira, e da chefe do departamento de enfermagem da PUC, enfermeira Lenin Boghossiam Lanza.

As palestras do evento foram realizadas pelas conselheiras das Câmaras Técnicas do Coren-SP e professoras da USP, Paulina Kurcgant, que falou sobre lideranças na enfermagem e Maria Cristina Massarollo, que detalhou aspectos do novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 564/2017).

Ao final houve ainda a premiação de trabalhos realizados por profissionais de enfermagem da região e um sorteio de brindes aos participantes.

Presidente Prudente

O evento organizado pela Subseção de Presidente Prudente foi no dia 9/5 (quarta-feira), na Universidade do Oeste de São Paulo (Unoeste).

A mesa de abertura contou com a participação dos conselheiros James Santos, Gilmar Lima e Marcos Fernandes, além da diretora da Faculdade de Enfermagem Unoeste, Maria Nilda de Barros Barreto, da gerente de enfermagem da Santa Casa de Presidente Prudente, Daiane Graciela da Silva Hilário, da gerente de enfermagem do Hospital Regional de Presidente Prudente, Rosinês Neves Oliveira e da supervisora de enfermagem da secretaria municipal de saúde de Presidente Prudente, Ana Cláudia Braga.

O conselheiro James Santos fez uma palestra sobre o tema central da Semana da Enfermagem 2018: “Uma voz para liderar”.

Após a palestra, o público participou de uma mesa de discussões, onde foram feitas quatro perguntas que os participantes procuraram responder, para dialogar sobre o empoderamento da profissão: Como os líderes de enfermagem atuam na saúde? Quais as situações mais frequentes para a enfermagem que exigem um posicionamento em defesa à saúde? Como as instituições podem contribuir para fortalecer a atuação do líder em enfermagem? Quais os desafios da enfermagem nos próximos anos para melhorar a liderança em defesa da saúde humana?

Botucatu

Botucatu sediou seu evento da Semana da Enfermagem 2018 no dia 10/5 (quarta-feira), no auditório da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). A mesa de abertura contou com a participação das conselheiras Ariadne Fonseca, Wilza Spiri e Dorly Gonçalves.

A conselheira Ariadne Fonseca fez a palestra de abertura das atividade, falando sobre o tema “Enfermagem: uma voz para liderar”.

As enfermeiras Natália Furlan e Telma Marques também fizeram apresentações, sobre os temas “Desafios dos profissionais de nível médio de enfermagem” e “Inserção e atuação dos profissionais de enfermagem nos serviços de saúde no contexto atual”, respectivamente.

O momento mais esperado do evento foi a simulação de atendimento pré-hospitalar realizado pelo SAMU regional de Botucatu, com coordenação da enfermeira Priscila Masquetto Vieira de Almeida.

Semana da Enfermagem 2018

O Coren-SP realiza a Semana da Enfermagem 2018 com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar a saúde”. O objetivo é incentivar o estudo, a reflexão e o debate da qualificação dos profissionais de enfermagem e sua inserção no contexto regional de atendimento em saúde. As atividades são gratuitas, abertas aos profissionais e estudantes da área e ocorrem em todo mês de maio nas diversas cidades do estado.

Confira a lista de atividades e faça sua inscrição aqui.