Situação atual da enfermagem no Brasil é tema de evento da Semana da Enfermagem 2018 em Campinas

O evento da região de Campinas da Semana da Enfermagem 2018 do Coren-SP foi realizado na manhã desta segunda-feira (14/5) no auditório da subseção campineira.

A assessora Geowanna Santos foi a mestre de cerimônias do evento

A mesa de abertura teve a participação das conselheiras Rosana Garcia e Adriana Botelho, da diretora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Maria Isabel de Freitas, da presidente da ABEn-SP Regional Campinas, Dalvani Marques, da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), Solange Caetano, e da chefe-técnica da subseção de Campinas do Coren-SP, Cristina Biff.

A conselheira Ariadne Fonseca

A palestra de abertura da manhã foi feita pela conselheira Ariadne Fonseca, com a primeira parte do tema “Enfermagem: uma voz para liderar – a saúde é um direito humano”.

A conselheira Rosana Garcia

Ela deu destaque à necessidade da capacitação técnica do profissional de enfermagem, o que o autoriza a atuar como líder. “Só posso ser uma voz que lidera se eu fizer bem o meu trabalho. Também é importante revermos como temos feito nosso papel como alguém que cuida do outro”, disse.

Uma empresa parceira ofereceu maquiagem gratuita ao público

A segunda parte do tema foi discutida pela conselheira Rosana Garcia, que fez um apanhado histórico da enfermagem no mundo e no Brasil. Ela falou dos diferentes conceitos de saúde dos quais a humanidade se serviu ao longo do tempo.

Palestrantes, organizadores e parte do público que participou do evento da Semana da Enfermagem 2018 na subseção de Campinas

Ao chegar no momento atual da enfermagem, Rosana alertou o público sobre os perigos da Emenda Constitucional 95, aprovada no passado e que congela o orçamento do país na área da saúde, entre outras, por 20 anos. “Quando não se pode rasgar a constituição, emenda-se ela”, disse.

Semana da Enfermagem 2018

O Coren-SP realiza a Semana da Enfermagem 2018 com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar a saúde”. O objetivo é incentivar o estudo, a reflexão e o debate da qualificação dos profissionais de enfermagem e sua inserção no contexto regional de atendimento em saúde. As atividades são gratuitas, abertas aos profissionais e estudantes da área e ocorrem em todo mês de maio nas diversas cidades do estado.

Confira a lista de atividades e faça sua inscrição aqui.