Sessão Solene de Desagravo Público em Ribeirão Preto repudia violência contra profissionais de enfermagem

Ribeirão Preto, a cidade que recebeu a primeira Sessão Solene de Desagravo Público do Coren-SP, em 2015, foi palco de outra cerimônia com a mesma intenção, desta vez realizada na tarde da última segunda-feira (16/7).

O segundo-secretário Paulo Cobellis conduziu a sessão no auditório da subseção do Coren-SP, com a participação da presidente da autarquia, Renata Pietro, do vice-presidente, Cláudio Silveira, do primeiro-tesoureiro, Edir Gonsaga, e da conselheira Rosimeire Carvalho. 

A primeira nota de desagravo foi em defesa da enfermeira Jassiara Cândida Silva, que foi vítima de assédio moral, agressões verbais e perseguição por parte de dois gestores da unidade de saúde onde trabalhava, no município de Rifaina.

Na sequência, foi lida nota em favor da enfermeira Marina Nogueira Ottoboni Dias Silva, vítima de agressão verbal feita por um médico no hospital onde ambos trabalham, em Pirassununga.

“Respeito é crucial, não podemos deixar que alguém nos desrespeite. Não temos o direito de fazer isso com os outros”, disse Marina ao se referir às agressões que sofreu inclusive enquanto estava grávida.

O terceiro desagravo foi em favor da enfermeira Maire Lucia Pereira Morari. Maire sofreu perseguições por parte de outros funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Santa Rosa do Viterbo, onde trabalha. As perseguições tiveram início após ela, como enfermeira RT da instituição, demitir uma funcionária do corpo de enfermagem a pedido da gestão do hospital.

Em seu discurso ela destacou a injustiça que sofreu: “O mundo atual não precisa de pessoas rudes e injustas. O mundo precisa de justiça e não de caridade. Ser bom é fácil, difícil é ser justo”, disse.

Veja abaixo as três notas de desagravo lidas em Ribeirão Preto:

Nota de desagravo em favor da enfermeira Jassiara Cândida Silva
Nota de desagravo em favor da enfermeira Marina Nogueira Ottoboni Dias Silva
Nota de desagravo em favor da enfermeira Maire Lucia Pereira Morari