Semana de Enfermagem 2016: Botucatu recebe evento para 150 pessoas

A Semana da Enfermagem 2016, do Coren-SP, chegou a Botucatu na tarde desta segunda-feira (16), em um evento para 150 pessoas no Hospital Unimed.


A presidente do Coren-SP fez a abertura oficial do evento em Botucatu e conclamou a Enfermagem a uma maior atuação política

Durante a abertura, a presidente do Coren-SP falou sobre o tema “Construção Histórica e Política da Enfermagem”, e aproveitou para pedir aos profissionais de Enfermagem um maior envolvimento político. “Não adianta apenas criticarmos nossos políticos e não fazermos nada para mudar. Como disse o filósofo Platão, o preço de não participarmos da política é sermos governados por inferiores”, disse.


A conselheira Marcília Gonçalves Bonacordi, coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren-SP, foi uma das organizadoras do evento em Botucatu

Após a palestra da presidente do Coren-SP, foi a vez da mesa-redonda “Aspectos Epidemiológicos e a assistência de Enfermagem nas doenças causadas pelo Aedes Aegypti”, ministrada por Marli Teresinha Cassamassimo Duarte, professora da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP e moderada por Cássia Marisa Manoel, do Centro de Saúde Escola de Botucatu.


Alunas vestidas de Florence Nightingale e Ana Nery fizeram homenagem à Enfermagem

Para fechar o evento, os participantes puderam acompanhar as atividades  “Aspectos do atendimento intra-hospitalar aos pacientes com suspeita ou com diagnóstico confirmado: Dengue, Zika e/ou Chikungunya”, ministrada por Rosangela Merlin, do Hospital Unimed de Botucatu; “A importância da formação do técnico de enfermagem na prevenção e cuidados em saúde pública”, ministrada por Ana Letícia Sgaviolli Serignolli do Senac Jaú.


Comissão organizadora e participantes do evento em Botucatu

Para encerrar o evento com chave de ouro, a palestra “Aspectos Epidemiológicos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na Regional de Botucatu”, ministrada por Salete Carli,da Secretaria do Estado de São Paulo, deu preciosas dicas aos profissionais de Enfermagem presentes sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a prevenção das doenças a ele relacionadas.

O vice-prefeito de Botucatu, Antônio Luiz Caldas Júnior, foi uma das autoridades que prestigiaram o evento. 

Semana da Enfermagem 2016

Dentro do tema proposto Construção Histórica e Política da Enfermagem, o Coren-SP promove atividades na capital, interior e litoral visando a troca de experiências e conhecimentos.

A programação foi organizada em parceria com as chefes técnicas das subseções e os Responsáveis Técnicos (RTs) de universidades, prefeituras e instituições de saúde.

Serão abordados, até 25 de maio, além do tema central, os seguintes subtemas: Empoderamento, Valorização e Autoestima do Profissional de Enfermagem; Evolução Histórica; Formação Profissional; Assistência Primária e Assistência Hospitalar, entre outros.

A programação completa da Semana de Enfermagem e os procedimentos para inscrição nos eventos em todo o estado de São Paulo podem ser obtidos clicando AQUI.