Semana da Enfermagem reúne profissionais e comunidade de Campinas

Os profissionais de Enfermagem se reuniram no Parque Portugal, no bairro do Taquaral, em Campinas, domingo (15), em uma iniciativa inédita. O Coren-SP, por meio da subseção de Campinas, promoveu ações da Semana da Enfermagem 2016 em um espaço público, ultrapassando as barreiras das unidades de saúde e dos espaços institucionais e promovendo uma grande integração com a comunidade. A iniciativa foi realizada em parceria com a ABEn Campinas e a Unicamp.

Ao centro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o vice-presidente da Coren-SP, Mauro Dias da Silva; a assessora técnica da subseção de Campinas, Geowanna Higino, com organizadoras da Semana da Enfermagem​

O evento teve início com uma caminhada pela pista do parque, promovida pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp e, ao longo da manhã, um circuito de atividades expôs o trabalho dos profissionais da Enfermagem em suas diversas áreas de atuação. “Historicamente a Semana da Enfermagem se concentra em espaços institucionais e fica restrita aos trabalhadores. Promover um evento aberto, com a participação coletiva, aumenta a sua visibilidade”, avalia o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, que percorreu todo o percurso da caminhada e acompanhou as atividades do circuito.

A assessora técnica da subseção de Campinas, Geowanna Higino, explicou que o Coren-SP optou por realizar as atividades da Semana da Enfermagem 2016 de forma conjunta, para promover a união entre os profissionais da diferentes áreas. Ela também destaca o novo formato do evento. “É uma forma do público conhecer as diferentes atuações do profissional de Enfermagem e passar a nos enxergar, porque ainda há uma invisibilidade. Estamos em uma campanha de combate à violência e queremos mostrar a grandiosidade do nosso trabalho”, explicou. 

O evento ofereceu vários serviços de saúde à comunidade

O circuito de atividades reuniu várias instituições de Campinas, entre elas o SAMU, que apresentou o papel dos profissionais de enfermagem em ações como ressuscitação de crianças e adultos e condução da motolância. Também participaram do evento a Maternidade de e o Banco de Leite de Campinas, Hospitalhaços, Hospital da Mulher da Unicamp, Exército e o projeto Saúde Música e Alegria. O público também teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial e orientações sobre higienização das mãos. “Nosso objetivo era trazer a população acadêmica e a população campineira para as a atividades e disseminar valores relacionados à prevenção e qualidade de vida”, pontua a docente da Unicamp, Kátia Stancato.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, percorreu todas as atividades do circuito e elogiou a iniciativa do Coren-SP. “Foi muito feliz a escolha do local, porque o parque Portugal é frequentado por todas as classes sociais e é fundamental que as pessoas conheçam o trabalho dos profissionais de Enfermagem e saibam que eles atuam em muitos serviços municipais, como o SAMU”.

Caminhada da Semana da Enfermagem 2016 envolveu a população

As pessoas que circulavam pelo parque ficaram curiosas com as demonstrações realizadas pelos profissionais e participaram das dinâmicas. A psicóloga Inês Kobayashi interrompeu sua caminhada para aprender técnicas utilizadas pelos profissionais do SAMU, como a massagem cardíaca. Já Hilda Camargo de Oliveira se interessou pelo serviço de Home Care. “Muitas vezes a pessoa não quer ficar muito tempo no hospital, como um paciente terminal de câncer e, para a família, é importante ter um pessoal para dar suporte em casa. Não sabia que a Enfermagem fazia isso de forma tão completa a abrangente”.