Semana da Enfermagem: “A união é fundamental para a conquista do reconhecimento”, diz a presidente do Coren-SP em Rio Preto

A ampla participação da categoria e os debates qualificados com grandes especialistas são marcas da Semana da Enfermagem 2017, promovida pelo Coren-SP em todas as regiões do Estado. Em São José do Rio Preto não foi diferente. Com auditório lotado, a Famerp sediou o evento no dia 24 de maio.

A abertura oficial contou com a presença da presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, que incentivou o protagonismo da enfermagem para a conquista de valorização e do reconhecimento. “Temos que trabalhar as nossas competências com habilidade e atitude e, dessa forma, mostrar o nosso valor como profissionais e seres humanos. Depende de nós transformar a realidade e, para isso, é fundamental estarmos unidos”.

O secretário de Saúde de São José do Rio Preto, Eleuses Vieira de Paiva, também participou da abertura solene e parabenizou a enfermagem. “Essa garra que cada um de vocês possui é fundamental para a prestação de um serviço de qualidade à população”, disse.

Já o vice-diretor da Famerp, Francisco de Assis Cury, ressaltou a importância da atuação da enfermagem em todas as etapas do atendimento. “A enfermagem participa plenamente do tratamento do paciente e lhe cabe o papel mais nobre, que é o de conduzir o cuidado, ao lado do paciente dioturnamente”.

Mesa de abertura contou com profissionais de saúde da região

Também integraram a mesa de abertura Vânia Zaqueu Brandão, professora do curso de enfermagem da Famerp; Maria Aparecida de Alencar, técnica de enfermagem do Hospital de Base de São José do Rio Preto; Suzana Marcia Rodrigues, coordenadora do cursos técnico de enfermagem da Etec Philadelpho Gouvea Neto; e Letícia Cristina Gobetti, aluna do curso de graduação em enfermagem da Famerp.

Profissionais com atuação de destaque na região foram homenageadas pela presidente Fabíola Campos, devido à contribuição com a enfermagem e com a qualidade da assistência prestada aos cidadãos. A enfermeira Sônia de Fátima Cavalari e a técnica Sebastiana Neves receberam uma placa de reconhecimento.

Enfermeira Sonia Cavalari (acima) e técnica de enfermagem Sebastiana Neves (abaixo) durante homenagem com a presidente Fabíola Campos

 

Atividades variadas

Em clima de descontração, o evento contou com atividades culturais, como a apresentação do grupo “As Valquírias” e atividade de Yoga e meditação. Também houve uma apresentação sobre o “Serviço de Capacitação Itinerante de Leite Humano”, realizada pela enfermeira Diane Heiri, chefe do departamento de Atenção Especializada. Lais Milano e Laura Torrezan, do hospital da Criança e Maternidade, falaram sobre o projeto Cão Afeto.

Público lotou auditório da Famerp

Fabíola Campos fez uma palestra sobre o tema da Semana da Enfermagem 2017: “Enfermagem na linha de frente do atendimento transformando o cuidado”. Ela abordou os avanços conquistados pela categoria ao longo dos anos e também os desafios enfrentados no cotidiano profissional, destacando a importância da união e das práticas colaborativas. Também mostrou que os profissionais vêm assumindo o protagonismo da assistência em novas áreas, como a obstétrica, na realização dos partos humanizados; e no Atendimento Pré-Hospitalar.

 “A união é fundamental para a conquista do reconhecimento”, diz a presidente do Coren-SP em Rio Preto​