Semana da Enfermagem 2018 abordará a saúde como direito humano

O tema da Semana da Enfermagem, celebrada anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, será “Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”. Ele seguirá a proposta definida pelo  Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que neste ano terá como base  a campanha do Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN), entidade sediada em Genebra (Suíça) que congrega Conselhos de Enfermagem de todo o mundo.

A campanha do ICN foca no papel dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes em relação ao cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ideia fundamental do tema “Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano” é mostrar a importância do profissional de enfermagem para além da prestação de cuidados de saúde, como em questões sociais, econômicas e políticas, contribuindo com seus talentos e com sua visão de profissional da saúde na construção de  uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária.

O ICN lançou uma publicação, traduzida para o português, explicando o tema  e o papel do profissional de enfermagem em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A cartilha pode ser baixada gratuitamente AQUI.