Semana da Enfermagem 2017: Araçatuba recepciona evento duplo

Nos dias 15 e 16 de maio, Araçatuba sediou os eventos da Semana da Enfermagem 2017 do Coren-SP, realizados em parceria com a UNIP (Universidade Paulista),  Senac e instituições de saúde como a Santa Casa, Hospital Unimed, AME e Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba no teatro da UNIP. 


Mesa de abertura no Teatro Unip de Araçatuba…

 

A abertura das atividades, na noite do dia 15, contou com palestra do primeiro-secretário do Coren-SP, Marcus Vinicius de Lima Oliveira, que, após uma apresentação musical da Banda Regimental de Música da Polícia Militar, falou sobre o tema “Violência não resolve: respeite o profissionais de enfermagem”.

Durante sua fala, Marcus destacou a campanha “Violência não resolve”, fruto de uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e o Coren-SP.


…que teve lotação total para o evento

A comunicóloga Andrea dos Santos Pereira Nunes encerrou a noite de abertura, com a palestra “Resolvendo problemas complexos para melhorar o cuidado de Enfermagem”.


O primeiro-secretário do Coren-SP falou sobre o problema da violência contra profissionais de enfermagem

Segundo dia

O segundo dia dos eventos começou com atividades culturais: uma apresentação de jazz realizada pelo Studio de Dança Academia Coopex e a apresentação teatral “Genivaldo e o Atendente em: Apenas uma informação”.

A mesa-redonda “Enfermagem transformando o cuidado” levou ao público experiências de sucesso e transformadoras da realidade envolvendo a atuação da enfermagem, com as palestras “Trasnformando o cuidado através da doação de órgãos”, do enfermeiro Matheus Araújo Tonon, da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba; “Enfermagem na linha de frente transformando o cuidado”, do enfermeiro Wilson Pimentel Júnior, gerente de enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Araçatuba; e “Rastreabilidade de materiais cirúrgicos”, palestra do enfermeiro Bruno Fonseca Martins de Costa Andrade, do Hospital Unimed de Araçatuba. A enfermeira Jesiela Passarini, responsável pelo banco de leite humano do Hospital Municipal da Mulher de Araçatuba falou sobre o tema “Banco de leite humano de Araçatuba: uma abordagem histórica”.

O enfermeiro Daniel Ferraz Viude, do Hospital Unimed de Araçatuba moderou a mesa redonda, que encerrou o evento.