Semana da Enfermagem 2016 leva história e política à Famerp em São José do Rio Preto

Em continuidade às comemorações pela Semana da Enfermagem 2016, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo em parceria com a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), realizou evento na sede da Faculdade, nesta quarta-feira (11).


A presidente do Coren-SP falou sobre a “Construção Histórica e Política da Enfermagem”

Durante todo o dia, cerca de 120 pessoas entre alunos, docentes e profissionais de Enfermagem, acompanharam palestras com temas como “Segurança do Paciente”, “Felicidade gerando qualidade e qualidade gerando felicidade” e “A Enfermagem e a ortotanásia: morte humanizada”.


O auditório da Famerp teve lotação máxima durante o evento

Na abertura do evento, a presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, ressaltou o lugar de destaque do profissional de Enfermagem na equipe de saúde: “Enfermagem não é uma especialidade. É uma profissão regulamentada e embasada pela ciência”.  Com a palestra “Construção Histórica e Política da Enfermagem”,  a presidente fez um apanhado geral sobre a evolução da profissão, desde seu início até a atualidade.


As comemorações do Coren-SP pela Semana da Enfermagem 2016 continuam até o dia 25/5

Além disso, a palestrante destacou a necessidade de o profissional de Enfermagem se envolver mais na construção das políticas públicas de saúde. “Somos a maior categoria profissional da saúde, e quantos representantes temos na Câmara dos Deputados, por exemplo? Apenas uma deputada enfermeira. É claro que precisamos nos mobilizar mais, para que possamos conquistar avanços para nossa profissão”, destacou.

Semana da Enfermagem 2016

Dentro do tema proposto Construção Histórica e Política da Enfermagem,  o Coren-SP promove atividades na capital, interior e litoral visando a troca de experiências e conhecimentos.

A programação foi organizada em parceria com as chefes técnicas das subseções e os Responsáveis Técnicos (RTs) de universidades, prefeituras e instituições de saúde.

Serão abordados, até 25 de maio, além do tema central, os seguintes subtemas: Empoderamento, Valorização e Autoestima do Profissional de Enfermagem; Evolução Histórica; Formação Profissional; Assistência Primária e Assistência Hospitalar, entre outros.

A programação completa da Semana de Enfermagem e os procedimentos para inscrição nos eventos em todo o estado de São Paulo podem ser obtidos clicando AQUI.