Segurança do Paciente é tema de palestra em Ubatuba

A conselheira e professora Renata Pietro falou sobre Segurança do Paciente, terça-feira (23), na Santa Casa de Ubatuba. A palestra, solicitada pela enfermeira da Educação Continuada, Tatiana Marchi, contemplou enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da instituição, além de alunos de graduação do Módulo de Caraguatatuba.

As medidas adotadas pela Enfermagem para prevenir erros de medicação, infecções e outros riscos de internações foram abordadas pela conselheira. A questão da comunicação nas passagens de plantão e no registro de informações no prontuário também teve atenção especial.

A conselheira Renata Pietro e os profissionais e estudantes da Santa Casa de Ubatuba

Renata lembrou que o tema ganhou relevância somente na década de 1990, após a divulgação do relatório do Institute of Medicine (IOM) “Errar é humano”. O levantamento apontou que cerca de 100 mil pessoas morreram, ao ano, em hospitais, nos Estados Unidos, vítimas de eventos adversos e que 50% destes podiam ter sido prevenidos. 

“A chance de cometer erros é grande então precisamos criar mecanismos para que isso não aconteça”, destacou, ao enfatizar a necessidade de criação de protocolos e da padronização das assistência de Enfermagem.

A prescrição eletrônica, a dupla checagem e da Teoria do Queijo Suiço foram apontadas por Renata como alternativas para a redução de riscos e danos, além do envolvimento de todos os profissionais na questão de segurança do paciente. “O foco da segurança do paciente tem que estar no sistema e não nas pessoas”, recomendou.