Segurança do Paciente é tema de palestra em Mauá

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo esteve no Hospital Vital, em Mauá, na última terça-feira (7), onde fez uma palestra sobre Segurança do Paciente aos profissionais de Enfermagem da instituição.

Na ocasião, a conselheira e professora Renata Pietro Viana falou sobre as medidas adotadas pela Enfermagem para prevenir erros de medicação, infecções e outros riscos de internações foram abordadas pela conselheira. A questão da comunicação nas passagens de plantão e no registro de informações no prontuário também teve atenção especial.


A conselheira Renata Pietro Viana falou sobre temas relevantes para prevenir erros de Enfermagem

Renata lembrou que o tema ganhou relevância somente na década de 1990, após a divulgação do relatório do Institute of Medicine (IOM) “Errar é humano”. O levantamento apontou que cerca de 100 mil pessoas morreram, ao ano, em hospitais, nos Estados Unidos, vítimas de eventos adversos e que 50% destes podiam ter sido prevenidos. 


​Segundo a conselheira, o conhecimento é ferramenta fundamental para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem

Os procedimentos que garantem a segurança, dentre os quais se destaca o conhecimento e a formação do profissional: “um enfermeiro bem formado tem o conhecimento técnico, o conhecimento científico, a liderança e o trabalho em equipe como seus principais atributos. Essas quatro características são fundamentais para um trabalho seguro e eficaz”, ressaltou.

Outro aspecto ressaltado foi o relativo ao ambiente de trabalho seguro: “A segurança do paciente precisa estar no sistema, ter uma estrutura e um cenário onde cada um de nós tem importância”, disse.