Santos e Araçatuba recebem eventos da Semana da Enfermagem 2018 do Coren-SP

Dois grandes eventos da Semana da Enfermagem 2018 do Coren-SP, que serão realizados em dois dias, tiveram início na noite desta terça-feira (15/5).

Em Santos, as atividades aconteceram no Teatro Coliseu, onde, após a mesa de abertura com participação da conselheira Ivete Trotti, do secretário municipal de saúde, Fábio Alexandre Fernandes Ferraz, e da representante do Conselho Estadual da Condição Feminina, Fabíola Campos, foi realizada mesa-redonda sobre “Liderança e Empoderamento”. 

Na mesa redonda, a conselheira Ariadne Fonseca fez uma palestra com o tema “Enfermagem: uma voz para liderar – a saúde é um direito humano”.  A enfermeira Ana Virgínia Carrasco, da Santa Casa de Santos, moderou o debate, que contou com a participação do público.

Também na noite desta terça-feira (15/5), foi realizado o evento de abertura da Semana da Enfermagem 2018 de Araçatuba, no auditório da UNIP.


A primeira atividade da noite foi uma apresentação de Taiko (tambores japoneses) feita pela Associação Cultural Nipo Brasileira, seguida pela palestra com o tema central da Semana da Enfermagem: “Uma voz para liderar – a saúde é um direito humano”, realizada pela conselheira Cléa Rodrigues.

Uma palestra motivacional do escritor Fábio Lais encerrou essa primeira noite de atividades.

No dia 16/5, quarta-feira, os eventos das duas cidades foram repletos de palestras e atividades.

O gerente executivo do Coren-SP, Vagner Urias, falou sobre a utilização de mídias sociais por profissionais de enfermagem

Em Santos, uma mesa redonda sobre comunicação e outra sobre especialidades da enfermagem agitaram a manhã com discussões das quais o público participou.

Fabíola Campos falou sobre violência contra as mulheres e o papel da enfermagem

Na parte da tarde, os temas foram formação em enfermagem e a participação do enfermeiro na elaboração das políticas públicas do SUS.

O evento foi encerrado com um Concerto de Inclusão “Música transformando vidas” – um grupo composto predominantemente por flautistas cegos encerrou a tarde com muita emoção.


Em Araçatuba, as atividades foram práticas, com seis oficinas na parte da manhã, cobrindo os temas “Papel atual da Enfermagem no Sistema Público discutindo as Múltiplas Complexidades”,  “Erro de Medicação”, “Segurança do Paciente”, “Tratamento de Feridas”, “Doulas e/ou Enfermeiro Obstetra”, “Avaliação da Intensidade da Dor” e “Anotações de Enfermagem”.

Ao fim das oficinas, ainda houve tempo para uma apresentação musical da Orquestra Municipal “Bruno Zago”, mantida pela prefeitura de Araçatuba.


O evento foi encerrado com as palestras “Ampliação do conceito de saúde: um olhar além da prestação do cuidado” e “políticas públicas”.
 

Semana da Enfermagem 2018

O Coren-SP realiza a Semana da Enfermagem 2018 com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar a saúde”. O objetivo é incentivar o estudo, a reflexão e o debate da qualificação dos profissionais de enfermagem e sua inserção no contexto regional de atendimento em saúde. As atividades são gratuitas, abertas aos profissionais e estudantes da área e ocorrem em todo mês de maio nas diversas cidades do estado.

Confira a lista de atividades e faça sua inscrição aqui.