Santo André: Profissionais participam de debates e oficinas da Semana da Enfermagem

A região do Grande ABC está movimentada com as atividades da Semana da Enfermagem, promovida pelo Coren-SP. Santo André sediou palestras, oficinas e apresentações culturais nesta sexta-feira (19), em evento realizado na Faculdade Anhanguera. Participaram da abertura solene a presidente Fabíola Campos, o conselheiro Luciano Rodrigues, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, e o representante da Anhanguera, Wilder Moggi.

Wilder Moggi, Paulo Serra, Ana Paula Peña Dias, Fabíola Campos e Luciano Rodrigues

 

O mote da Semana da Enfermagem 2017 é “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado”. Seguindo essa linha, o Coren-SP lançou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, que tem o objetivo de mostrar para a sociedade a importância dos profissionais em todos os momentos, inclusive naqueles em que as pessoas mais precisam.

Centenas de profissionais lotaram o auditório da Faculdade Anhanguera. “Temos que mostrar a nossa voz e participar das lutas. Somos a maior categoria de profissionais de saúde do país, mas é preciso ir além do quantitativo, expondo nossas competências através do cuidar científico”, disse Fabíola.

O prefeito Paulo Serra enalteceu a importância da enfermagem na construção do SUS. “Temos que humanizar a saúde e os  técnicos, auxiliares e enfermeiros são fundamentais para isso. Vocês podem nos ajudar a construir a cidade que queremos, não só como profissionais, mas também como cidadãos”.

A valorização da enfermagem pautou o discurso do conselheiro Luciano Rodrigues. “Fazer enfermagem é um ato revolucionário. A categoria é responsável por 70% dos serviços de saúde e é quem conduz o sistema público durante 24 horas por dia, todos os dias do ano. Temos jornadas de trabalho exaustivas, por isso, buscamos as 30 horas semanais; enfrentamos a violência, mas somos capazes de superar todas essas dificuldades se estivermos unidos”, disse.

O conselheiro Luciano Rodrigues

 

Após abertura, a presidente Fabíola Campos e o consleheiro Luciano Rodrigues homenagearam a enferemira Rosana Passarelli por sua dedicação ao cuidado e pela contribuição com a enfermagem. 

A enfermeira Rosana Passarelli foi homenageada

 

Palestras

A Semana de Enfermagem de Santo André contou com palestras sobre temas relevantes para o exercício profissional. A presidente Fabíola Campos ministrou a palestra “Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado”. “Nosso diferencial como profissionais é o compromisso com o outro. Estamos presentes em todas as fases da vida das pessoas. Mas será que somos reconhecidos? Precisamos lutar pela nossa valorização e, para isso, é importante valorizarmos a nós mesmos e as nossas equipes”, disse.

A conselheira responsável pelo Coren-SP Educação e chefe do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual, Renata Pietro, falou sobre Sepse, classificando a doença como um problema de Saúde Pública, tendo em vista que ela causa mais mortes do que o câncer de mama, doenças cardíacas e Aids. “Precisamos mudar esse cenário e, para isso, deve-se implantar protocolos e cheklists, que podem ser conduzidos pela enfermagem. Assim, assumimos que temos um problema, instituímos medidas e modificamos desfechos”.

Renata Pietro abordou a Sepse e o diagnóstico precoce 

 

Uma especialidade ainda pouco explorada no Brasil e que requer regulamentação, a Enfermagem Forense foi abordada pela conselheira Rosângela Mello. Ela explicou os campos de atuação da enfermagem e seus principais desafios. “É preciso ter uma atuação pautada pela ciência e competência”, disse. Também destacou a importância da equipe multiprofissional, que trabalhará os diversos contextos em que as vítimas de violência e os agressores se inserem, como a saúde mental. “Como lidar com um agressor? Temos que ter muito clara a nossa função e posicionamento”.

 

Rosângela falou sobre Enfermagem Forense

 

O evento prosseguiu no período da tarde com palestras sobre Segurança do Paciente, com Tatiana Kazumi, da Rebraensp; Comunicação Efetiva, ministrada por Rosali Monteiro, gerente de enfermagem do Innova Hospitais Associados; e Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, apresentada pela conselheira Maria Cristina Massarollo.

Um simulado de Atendimento Pré-Hospitalar também fez parte da programação e foi conduzido pela equipe coposta pelos enfermeiros Wilder Moggi e Flávio Ayres; pelo técnico Julio Cesar Queiroz Espindola e pelo auxiliar Alexandre Eduardo Pinto.