Ribeirão Pires encerra a Semana de Enfermagem 2016 do Coren-SP

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo encerrou a Semana de Enfermagem 2016 em grande estilo, que neste ano abordou o tema “Construção Histórica e Política da Enfermagem” no Teatro Municipal de Ribeirão Pires, na noite da última quarta-feira (25).

Mesa de abertura teve a participação da diretora de Enfermagem municipal, Célia Regina Alves; do secretário de saúde do município, Gerson Moizés Constantino; do vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva e da chefe-técnica da subseção de Santo André, Sheila Tetamanti

A mesa de abertura contou com o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, com a chefe-técnica da subseção de Santo André, Sheila Tetamanti, o secretário de saúde do município, Gerson Moizés Constantino e a diretora de Enfermagem municipal, Célia Regina Alves.

Alunos e profissionais participantes do encontro

Mauro Antônio, que foi o palestrante da noite, falou sobre a formação da atual identidade da Enfermagem brasileira, citando o contexto histórico da profissão. Dentre os tópicos discutidos, ele destacou a necessidade de união entre auxiliares, técnicos de Enfermagem, obstetrizes e enfermeiros: “Somos uma classe profissional historicamente desunida, e precisamos mudar isso se quisermos conseguir melhorias para a nossa profissão”.

O vice-presidente do Coren-SP falou sobre a construção histórica e política da Enfermagem

Ao final da palestra, ainda houve uma rodada de perguntas, da qual participaram os profissionais e estudantes presentes. Questionado por um professor de curso técnico em Enfermagem sobre qual o conselho que deixaria aos alunos presentes, o vice-presidente do Coren-SP foi taxativo: “Estudem e nunca parem de estudar. Esse é o conselho mais importante que tenho para vocês, pois apenas quem tem conhecimento é capaz de questionar”, concluiu.