Presidente do Coren-SP recebe representantes da enfermagem em ambientes disbáricos

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, recebeu na tarde desta terça-feira a visita de dois profissionais de enfermagem que militam na área disbárica.

“Trata-se da enfermagem realizada em ambientes hipobáricos, com a pressão do ar mais baixa que o normal ou hiperbáricos, em pressão mais alta. Existem tratamentos como a oxigenoterapia, por exemplo, que muita gente desconhece e que pode reverter quadros de pés diabéticos em até 30 sessões de 2 horas cada. São casos onde normalmente se faz a amputação desnecessária desses pés por falta de conhecimento da oxigenoterapia”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos, Manoel Messias Pereira Alves.

Além de Manoel Messias, a enfermeira Luzia de Castro Santana também participou da reunião na sede do Coren-SP.

A presidente do Coren-SP colocou a autarquia à disposição dos profissionais da área, destacando o compromisso do Conselho com todas as especialidades da enfermagem. “Estamos de portas abertas e atentos às demandas de vocês”, disse Renata aos profissionais.

Além do tratamento de feridas e da oxigenoterapia, a enfermagem em ambientes disbáricos também trabalha em setores como aviação, astronomia e construção civil.