Presidente do Coren-SP realiza palestra sobre desafios e perspectivas da enfermagem no CONDEPE 2018

Teve início em São Paulo a primeira edição do Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem (CONDEPE), que acontece nos dias 3 e 4/4, no Centro de Convenções Transamerica Expo Center.

A mesa de abertura do CONDEPE 2018 contou com representantes da ABEn Nacional, Secretaria Estadual de Saúde, Coren-SP, Cofen e ABEn-SP

Apoiado pelo Coren-SP, Cofen, ABEn Nacional e ABEn-SP, o objetivo do evento é atualizar profissionais e estudantes de enfermagem sobre os rumos atuais da profissão, preparando-os para as perspectivas que se delineiam para o futuro da área.

Alexandre Marcílio anunciou que o congresso fará parte do calendário anual de eventos de saúde

Com uma programação científica ampla e variada, tratando de temas como APH, saúde do idoso, saúde pública, tecnologia, empreendedorismo em enfermagem e outros, o CONDEPE pretende se firmar como parte do calendário anual de eventos da área da saúde. “A abertura desta primeira edição, hoje, é um momento histórico”, afirmou Alexandre Marcílio, diretor geral da Transamerica Eventos.

Renata Pietro, presidente do Coren-SP, falou sobre perspectivas para o futuro da enfermagem

Além de Marcílio e da presidente do Coren-SP, Renata Pietro, participaram da mesa de abertura o conselheiro federal Luciano Silva, a assessora da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Floracy Gomes Ribeiro, a presidente da ABEn Nacional, Rosa Maria Godoy, e a diretora da ABEn-SP, Vilanice Puschel.

Representante do Cofen no evento, o cnselheiro federal Luciano Silva aproveitou a oportunidade para fazer um chamamento aos presentes: “Gostaria de convidá-los para a grande passeata que faremos na Avenida Paulista no dia 17 de maio, pela valorização da enfermagem. Somos a força motriz da saúde e por isso precisamos sair do anonimato em que nos encontramos”, conclamou.

O Congresso teve como público-alvo profissionais e estudantes de enfermagem

Após a mesa de abertura, a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, que também é a presidente científica do CONDEPE, fez a palestra de abertura do Congresso, “Enfermagem: desafios e perspectivas da profissão no século XXI”.

Além da distribuição de revistas, o estande Cofen/Coren-SP orientou profissionais e estudantes de enfermagem em dúvida sobre aspectos éticos e legais do exercício profissional

Ela traçou um panorama atual da profissão e as perspectivas para o futuro da enfermagem, deixando algumas dicas e lições valiosas que podem garantir o sucesso dos profissionais nos próximos anos. “Nossa profissão irá continuar acumulando força e responsabilidades no cuidado e assistência à saúde, o otimismo em relação ao futuro da nossa profissão é muito grande. No futuro serão exigidas competências como a questão do trabalho em equipe, a colaboração e o apoio interpessoal, bem como a resolução de conflitos”, afirmou Renata.

Nesta quarta-feira (4/4), durante o CONDEPE, o Coren-SP realizará o lançamento do  livro Código de Ética e Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem, que traz a Resolução Cofen nº 564/2017, que entra em vigor a partir do dia 5/4. Ela traz o novo código de ética da categoria.