Presidente do Coren-SP realiza aula sobre legislação na UNIESP de Presidente Prudente

O trabalho de fiscalização realizado pelo Coren-SP em um constante diálogo com as instituições está garantindo a melhoria das condições para o exercício profissional e da qualidade da assistência prestada à população. Nesta segunda-feira (23), a presidente da autarquia, Fabíola de Campos Braga Mattozinho, ministrou uma aula sobre a Lei do Exercício Profissional (7.498/1986) a 47 profissionais de enfermagem do Hospital Estadual de Presidente Prudente “Dr. Odilo Antunes de Siqueira”. A palestra foi realizada na UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo) – Faculdade de Presidente Prudente (FAPEP).

Os profissionais foram contratados após visitas do Coren-SP à instituição que levaram à constatação de carência de quantidade adequada de pessoal de enfermagem. “Esta contratação equivale ao maior quantitativo autorizado recentemente em todo o estado de São Paulo”, explicou a enfermeira Responsável Técnica da instituição (RT), Gildete Mesquita de Oliveira.
 


A presidente do Conselho (ao centro), ao lado dos profissionais que assistiram a palestra

Fabíola abordou os principais aspectos da legislação que regulamenta o exercício da enfermagem, destacando também o código de ética profissional. “A enfermagem é uma profissão regulamentada e não uma simples ocupação. Portanto, é muito importante que os profissionais conheçam a legislação”, destacou.

A enfermeira de educação continuada do hospital, Ana Lúcia da Silva Ribeiro, aprovou a iniciativa.  “Foi muito esclarecedora e nos forneceu orientações importantes. Tivemos um grande  envolvimento da equipe com a atividade. Um tema burocrático como legislação nos foi apresentado de maneira bastante interessante”.