Presidente do Coren-SP abre a Semana do Hospital Albert Einstein

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho, abriu a Semana dos Profissionais de Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein com o talk show “Comportamento disruptivo do paciente e acompanhante: impacto na segurança da assistência”. A atividade teve transmissão simultânea para todas as unidades da instituição.

A presidente Fabíola Mattozinho durante a abertura da semana do Hospital Albert Einstein

Fabíola falou sobre a importância do relacionamento interpessoal, a postura no ambiente de trabalho e a valorização da Enfermagem. “Temos que rever as nossas atitudes. Analisar o nosso comportamento enquanto profissionais inseridos na ótica do cuidado, numa equipe multiprofissional. Temos que valorizar a nossa profissão e ver que nós fazemos a diferença”.

A troca de experiências e multisaberes foi destacada pela presidente como um benefício do trabalho em equipe multiprofissional

Ao destacar a questão da violência contra os profissionais de Saúde, Fabíola lembrou que o problema é mundial, já foi apontado pela OMS e pela OIT, e pela pesquisa da Fiocruz e do Coren-SP. Disse, ainda, que a temática vem sendo trabalhada em parceria com o Cremesp e foi levada aos órgãos estaduais de Saúde e Segurança Pública. “Trabalhamos, num primeiro momento, o acolhimento destes profissionais dentro das instituições para estabelecermos políticas de atuação”, destacou.

A violência contra os profissionais de saúde foi um dos temas abordados pela presidente

A presidente do Coren-SP abordou, ainda, os desafios para aprimorar a segurança do paciente. “A lógica de segurança do paciente requer comunicação e cada vez mais o envolvimento de todos. O paciente também deve ser um parceiro já que todos têm o mesmo objetivo que é o reestabelecimento da saúde deste paciente”, analisou. 

A diretora Executiva de Prática Assistencial, Qualidade e Segurança do Hospital Albert Einstein, enfermeira Cláudia Garcia de Barros completou: “cada paciente é uma pessoa com suas preferências, necessidades e valores sempre dignos do nosso respeito”.

 A diretora Executiva de Prática Assistencial, Qualidade e Segurança do Hospital Albert Einstein, enfermeira Cláudia Garcia de Barros, agradeceu a participação do Coren-SP