Presidência do Coren-SP se reúne com a enfermagem de Santa Fé do Sul

A presidente do Coren-SP, Renata Pietro, e o vice-presidente, Cláudio Silveira, estiveram na cidade de Santa Fé do Sul no último dia 15, onde se reuniram com profissionais de enfermagem do município na Secretaria da Saúde, na Santa Casa de Misericórdia e no Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec.

As reuniões foram em forma de diálogo entre os representantes do Coren-SP e os profissionais locais, que ficaram satisfeitos e agradecidos pelo Conselho ter ido ao município dialogar com eles pela primeira vez.

“A visita da presidente Renata Pietro em nosso município representou a quebra de paradigmas, haja vista que foi inédita. Entendo que a aproximação entre o Conselho e os profissionais fortalece a enfermagem”, disse o enfermeiro Adilson Arruda Ramim, supervisor de enfermagem da Santa Casa.

A diretora administrativa de saúde da prefeitura de Santa Fé do Sul, enfermeira Sílvia Regina dos Santos Benitez, também fez uma avaliação positiva da visita: “antes tínhamos um distanciamento com o Coren-SP, por isso acho essa aproximação muito rica. Temos dificuldades na Atenção Básica em relação a treinamentos e a presidente do Coren-SP nos disponibilizou uma oficina em relação a planejamento dentro da Estratégia Saúde da Família”, disse.

Além dos produtivos diálogos com os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, Renata e Cláudio tiveram a oportunidade de conhecer os setores da Santa Casa de Santa Fé do Sul por meio de uma visita guiada.

Já no Centro Universitário de Santa Fé do Sul, Renata palestrou sobre o tema “Os desafios, as perspectivas e os novos rumos da enfermagem para o século XXI”.

“Para nós foi a oportunidade de sediar um momento inédito, pois nunca antes uma presidente do Conselho havia visitado uma instituição do interior, deixando a capital para se aproximar da realidade mais distante. A parceria com o Coren sempre existiu, sendo um órgão que muito apóia o desenvolvimento do curso de Enfermagem, que neste momento se sente ainda mais fortalecido”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Taise Jordão.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, afirmou que “a inédita visita da presidente do Coren em nossa instituição fortaleceu os laços entre o curso de Enfermagem e o Conselho e proporcionou um diálogo promissor, com a troca de informações sobre a realidade de ambos os lados”.

O encontro também foi tema de reportagem no O Jornal de Santa Fé do Sul.