Por dentro de uma ILPI

Criadas com a finalidade de servir de domicílio coletivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, as ILPIs devem oferecer atendimento acolhedor e humanizado, garantindo a autonomia e a liberdade dos residentes em ambiente seguro e livre de riscos. Para isso, algumas questões precisam ser observadas.

Quanto mais, melhor

Fixados nas paredes das casas de acolhimento, os corrimãos são instrumentos que facilitam a perambulação e evitam quedas, principalmente nas áreas molhadas.

Um alerta a qualquer hora

Os quartos possuem campainhas para que os idosos possam chamar os profissionais de Enfermagem em qualquer momento.

Diversão sem limites

As ILPIs costumam incrementar o dia a dia dos idosos com atividades lúdicas e multidisciplinares, como aulas de música, artesanato e exercícios físicos.

Cada um com a sua dependência

Os idosos são distribuídos em quartos de acordo com a sua autonomia, seguindo a classificação prevista na resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

Dependência I: idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda;

Dependência II: idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada;

Dependência III: idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária ou com comprometimento cognitivo.

Leia a matéria completa na página 39