Parceria entre Coren-SP e SOCESP capacita profissionais em cardiologia

O exercício da Enfermagem exige formação e atualização constantes. O aprofundamento do conhecimento nas diversas especialidades garante atendimento integral aos pacientes,  prevenção e tratamento precoce de muitas doenças. Atento a esta realidade, o Coren-SP está  realizando parcerias com as sociedades especialistas, visando  promover atividades científicas e de capacitação aos profissionais.

Parceria Coren-SP – SOCESP: a presidente Fabíola de Campos Braga Mattozinho; a conselheira do Coren-SP Renata Pietro;  o Diretor Científico do departamento de Enfermagem da SOCESP, César Augusto Marcelino; diretora executiva da SOCESP, Andrea Cotait e a diretora científica, Larissa Betarchini; e o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires da Silva

 

Na última quarta-feira (26), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) realizou um curso no Coren-SP Educação sobre “Cuidados de Enfermagem a pacientes com assistência circulatória mecânica”. Por meio de palestras e oficinas práticas, especialistas abordaram questões como assistência ao paciente em uso de balão intra-aórtico e de membrana de oxigenação extracorpórea, além da discussão de casos clínicos.

De acordo com Renata Pietro, conselheira responsável pelo Coren-SP Educação, o Conselho estabeleceu contato com as sociedades de especialidades pra promover uma aproximação, com o objetivo de construir projetos conjuntos que garantam benefícios aos profissionais de Enfermagem. “Estamos resgatando uma atuação junto às sociedades para construir parcerias, como os cursos, e a SOCESP está sendo uma importante parceira, realizando muitas capacitações no Coren-SP Educação”, diz Renata.

Para Andrea Cotait, diretora executiva da SOCESP, os cursos sobre cardiologia voltados para a Enfermagem são fundamentais para que os profissionais aprendam ações básicas, desde a identificação precoce do paciente cardíaco e orientação das pessoas sobre prevenção, até procedimentos mais complexos, como lidar com casos críticos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “As doenças cardíacas são as que mais matam no Brasil e o profissional de Enfermagem tem papeis muito importantes, como saber identificar o paciente cardíaco por meio dos sintomas e verificar se ele aceitou e está seguindo o tratamento”, informa.

Capacitar a Enfermagem em cardiologia também é importante para que os profissionais possam reconhecer uma parada cardíaca ou compreender um eletro, independente do tipo de serviço de saúde e da complexidade em que atuam.

A SOCESP realiza mensalmente cursos no Coren-SP Educação sobre diversos temas, entre eles Eletrocardiograma (ECG) para Enfermagem; Atendimento de Enfermagem na parada cardiorrespitarória do adulto e em pediatria, entre outros. Acompanhe a programação das atividades na página do Coren-SP Educação