Palestra, em Sertãozinho, incentiva formação de Comissão de Ética

Os conselheiros Denis Fiorezi e Márcia Regina Costa de Brito realizaram palestra, terça (30) e quarta-feira (31/8), para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sertãozinho, visando formação de Comissão de Ética de Enfermagem (CEE). A atividade contou com participação da RT Lidercy Lemes de Souza e da articuladora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização do município, Andreia Rocha Sicchieri.

Os conselheiros Denis Fiorezi e Márcia Regina Costa de Brito durante palestra em Sertãozinho

Denis e Márcia lembraram que as CEEs foram instituídas pela Resolução Cofen 172/94 e atuam de forma autônoma como verdadeiros braços do Coren-SP dentro das instituições. O papel educativo, consultivo e fiscalizatório também foi destacado pelos conselheiros. “Além de promover a melhoria do atendimento à população, por meio da revisão de fluxos, a CEE também protege os trabalhadores uma vez que se torna uma referência e atua na elucidação dos fatos”, destacou a conselheira.

Os conselheiros Denis Fiorezi e Márcia Regina Costa de Brito com profissionais

O conhecimento da legislação foi destacado durante o encontro. “A legislação é o que sustenta a nossa profissão, o que nos delimita e nos protege”, finalizou Denis.

Foram contempladas duas turmas de profissionais da SMS de Sertãozinho

Sobre as Comissões de Ética de Enfermagem

As CEEs são delegadas pelo Coren-SP e formadas por profissionais das próprias instituições. Elas exercem funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético da Enfermagem. Para obter mais informações sobre as normas e procedimentos para a formação de uma CEE, clique AQUI.