Osasco recebe sétima edição de encontro sobre liderança em enfermagem

O Coren-SP realizou nesta quarta-feira (24) a sétima edição do “Encontro de Responsáveis Técnicos: Gerenciamento em Enfermagem com Foco na Liderança”, no Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco, na Grande São Paulo.

A mesa de abertura contou com a presença da presidente do Coren-SP, Renata Pietro, da chefe técnica da subseção Osasco do Coren-SP, Monique Cavenaghi, do secretário municipal de saúde de Osasco, José Carlos Vido, e da diretora de atenção básica de Osasco, Simone Monteaperto.

Simone Monteaperto, José Carlos Vido, Renata Pietro e Monique Cavenaghi

Em sua fala, Renata ressaltou que o evento é realização de demanda dos profissionais de enfermagem da região, a partir de reunião realizada no início da gestão 2018-2020, bem como destacou que a participação dos profissionais representa importante fortalecimento e união para a categoria.

O dia foi marcado pela realização da mesa redonda “Prática da Liderança em Enfermagem em Diferentes Contextos de Atenção à Saúde”, abordando os contextos da Atenção Básica, da Atenção Hospitalar e do Serviço de Diagnóstico. Entre os questionamentos da plateia, foram debatidas a importância de o enfermeiro se apropriar de competências técnicas e científicas e se dispor ao enfrentamento de questões cotidianas, como formas de reverter a falta de reconhecimento da profissão.

Viviane Pichineli (que abordou serviço de diagnóstico), Martha Rejane Silva Augusto (que abordou atenção hospitalar), Monique Cavenaghi (moderando a mesa) e a conselheira Rosana Garcia (abordando atenção básica)

Já a tradicional conferência “Capacitação do Enfermeiro para a Liderança em Enfermagem”, ministrada pela conselheira Paulina Kurcgant e com moderação da conselheira Ivany Baptista, que discutiu o empoderamento da categoria. Paulina discursou que o enfermeiro precisa se utilizar das ferramentas de gestão para adquirir capacidade de negociação com as chefias e diretorias. Dessa forma, o enfermeiro pode lutar por melhorias no exercício profissional e consequentemente na qualidade da assistência prestada à população.