O trabalho da enfermagem na prevenção do câncer

Comprometimento da enfermagem com a conscientização sobre o câncer cria calendário de atividades durante todos os meses do ano

A luta contra os diferentes tipos de câncer é antiga, mas a busca pela sensibilização da sociedade sobre a prevenção vem ganhando força nos últimos anos e se materializou na imagem de laços coloridos, relacionados aos meses do ano em que são realizadas as campanhas de conscientização. Embora os mais populares sejam o Outubro Rosa (câncer de mama) e
o Novembro Azul (câncer de próstata), as ações permeiam todos os meses do ano.


Cleia Girardi foi uma das idealizadoras do concurso Talento Rosa e da árvore da vida

A enfermagem tem papel fundamental em todo este ciclo, desde as campanhas de informação, até a idealização de políticas públicas transformadoras.

A enfermeira Luiza Félix, 66 anos, é um exemplo da importância da prevenção. Ela se aposentou após atuar durante quase três décadas na equipe de enfermagem de um hospital de Rondônia, mas, por amor mao próximo, manteve-se como voluntária em uma ação de saúde do Hospital de Câncer de Barretos (SP), em Jaru (RO), onde mora. A pequena cidade recebia em setembro de 2014, uma das 16 unidades móveis da instituição, que rodam o Brasil levando orientação e realizando examescomo papanicolau, toque retal, ultrassom, mamografia, entre outros.

Luiza, que tinha feito a mamografia há um ano, estava tranquila com a negativa do resultado, mas uma enfermeira do Instituto de Prevenção que participava da caravana insistiu para que ela checasse e, para sua surpresa, houve a constatação de tumor na mama.

Leia a mtéria completa aqui