O Coren-SP leva o projeto Qualifica Sepse a Santos

A conselheira Renata Pietro proferiu palestra, segunda-feira (3/10), no Hospital Ana Costa, em Santos, com o objetivo de incentivar o diagnóstico e tratamento precoce da Sepse. A atividade contemplou profissionais de Enfermagem da instituição.

A conselheira Renata Pietro (ao centro) entre a gerente de Enfermagem, Edneia de Oliveira (à direita); a enfermeira de Educação Continuada, Fabiana Soares da Silva e o coordenador dos Protocolos de Sepse, Luiz Alberto Tobias (á esquerda) 

Renata explicou que a doença ataca o sistema imunológico e tem início com uma infecção que compromete o fluxo sanguíneo, trazendo prejuízos à microcirculação. Ela destacou, ainda, que a Sepse é a maior causa de óbitos nos hospitais brasileiros e que 17% dos leitos de UTI são ocupados por pacientes com a doença.

Especialista em terapia intensiva, Renata defendeu o estabelecimento de protocolos que envolvam toda a equipe, com treinamentos específicos para o aprimoramento da triagem e reconhecimento precoce da sepse. “Quanto mais rápido conseguirmos atuar, melhor será a condição do paciente”, ressaltou.

Ao final, a conselheira sugeriu aos profissionais a consulta do manual “Sepse: um problema de saúde pública”, produzido pelo Coren-SP em parceria com o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), disponível para download.