Movimento Sou Responsável elege logo oficial

Acaba de ganhar identidade visual o Movimento Sou Responsável, que envolve cerca de 100 entidades como OAB SP, Cúria Metropolitana de São Paulo, Federação do Comércio de São Paulo, Portal Catraca Livre, Rede Brasileira de Criatividade e diversos conselhos profissionais e numerosas instituições sociais. A logomarca, desenvolvida pelo designer Fábio Oliveira, ficou entre as dez finalistas, após votação popular, entre 3.754 propostas apresentadas, e foi a escolhida pelos publicitários Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Joana Monteiro, Bob Costa e Marcelo Serpa.

A mobilização em torno da chamada à responsabilidade busca incentivar a sociedade sobre suas escolhas, em especial diante dos seus representantes neste ano eleitoral. O Movimento não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos. Sua pretensão é despertar nos cidadãos a consciência de que são senhores de seu futuro e devem ter compromisso com suas opções. O processo de seleção escolhido para a logomarca foi por meio do engajamento dos participantes em plataforma on-line, capitaneados pelo Projeto Reciprocidade do jornalista Gilberto Dimenstein.

Próxima etapa
Dando sequência a proposta de difusão de seus propósitos, os envolvidos no Movimento Sou Responsável querem atrair a maior participação de estudantes. Para tal, os parceiros organizaram outro desafio voltado à produção de vídeos. Até o dia 15 de março, estudantes de faculdades de todo o país e de qualquer curso podem enviar seus filmes, realizados em aparelhos celulares, com 30 segundos de duração para o e-mail reciprocidade@catracalivre.com.br.  (Veja mais informações no link – http://www.oabsp.org.br/noticias/2018/02/movimento-sou-responsavel-lanca-concurso-de-videos-1.12218 ). Haverá um seleção via internet  aberta ao público, no site do Catraca Livre, e depois a votação de júri de profissionais.

Antecedentes
O Movimento Sou Responsável teve origem a partir de uma iniciativa da OAB SP em parceria com a Cúria Metropolitana de São Paulo para organização de ato público pela ética e contra a corrupção em 09 dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção. A proposta ganhou corpo com a participação de outras entidades da sociedade dispostas a colaborar nessa manifestação. Hoje um pool de comunicação das entidades parceiras consegue envolver mais de dez milhões de pessoas em seus sites e redes sociais. A ambição é expandir esse público potencial e atingir, a cada etapa, um círculo maior de influência na sociedade brasileira. #souresponsável