Hospital Estadual de Américo Brasiliense conquista acreditação ONA 2

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) foi reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Acreditado Pleno. Este é o segundo nível do modelo brasileiro de acreditação hospitalar ONA, que tem foco nos processos, avaliando a gestão e suas interações, além do primeiro nível, que foca na segurança do paciente.

O processo de acreditação no HEAB teve inicio em 2012, com o objetivo de desencadear e apoiar iniciativas de qualidade nos serviços de saúde. “O processo de acreditação é um método avaliativo do modelo de gestão, cuja realização é motivada por iniciativa da própria instituição”, disse a Gerente de Qualidade, Mariana Candida Laurindo.

A gerente de enfermagem, Maria Cristina Simões Flório (à esquerda), com a equipe de enfermagem do HEAB. FOTO: Cassio de Paula

Segundo a gerente Maria Cristina Simões Flório, o papel da enfermagem no processo da acreditação é fazer a diferença, criar barreiras com a finalidade de prevenir e corrigir o que está fora do esperado. “A enfermagem, na maioria das vezes, é quem mostra a falha, propõe melhorias, discute como realizá-las, mede por meio de indicadores, avalia e propõe junto à operação mais melhorias. Acreditação é um processo contínuo que envolve não só a segurança do paciente, mas também a segurança institucional, proporcionando ao trabalhador benefícios com as inovações”, diz.

Para o Diretor Geral do HEAB, Prof. Dr. Tales Rubens de Nadai, a acreditação nível 2 demonstra o caminho correto a trilhar. “Nossa Instituição não anda mais para trás. Estamos no caminho certo, em um fluxo de trabalho e aperfeiçoamento contínuo na entrega de um serviço de qualidade”, afirma, lembrando que o HEAB é um dos dois únicos hospitais públicos ONA 2 do interior do Estado.